O fundador e CEO da SpaceX, Elon Musk, afirmou que há 70% de chances de ele viajar para Marte até 2024. Em uma entrevista ao programa Axios, na HBO, na noite deste domingo (25), o bilionário sul-africano revelou que a sua empresa “recentemente fez uma série de avanços e que estou realmente entusiasmado.”

Em setembro, a SpaceX anunciou o nome do primeiro turista interestelar. Na mesma época, Musk disse que planejava ir ao planeta vermelho em seis anos.  As duas empreitadas dependem do desenvolvimento da Starship, uma espaçonave do tamanho de um prédio de 32 andares e com capacidade de transportar dezenas de pessoas.

Apesar de toda a expectativa sobre ir à Marte, Musk não aprofundou muito sobre os detalhes técnicos ou reais possibilidades da viagem. Quando questionado se a viagem ao outro planeta seria uma espécie de fuga dos ricos da Terra, o fundador da Tesla ressaltou os riscos da aventura.

“A probabilidade de morrer em Marte é muito maior do que na Terra”, disse. Ele justifica a resposta pelo esforço dos tripulantes em se fixarem e se estabilizarem no novo planeta, além do risco de não conseguir voltar para a Terra. “Achamos que você pode voltar, mas não temos certeza”, afirmou Musk.