Giro

Hábito de consumir bebida energética levou jovem à insuficiência cardíaca

Crédito: Reprodução/Unsplash

O jovem bebia em média quatro latas de 500ml de bebida todos os dias por dois anos. Cada uma das latas continha cerca de 160ml de cafeína (Crédito: Reprodução/Unsplash)

As bebidas energéticas fornecem a milhões de pessoas um rápido aumento de cafeína, mas a história de um jovem pode ser um alerta sobre o consumo excessivo, dizem os especialistas.

No caso do jovem de 21 anos, a ingestão pesada diária dessas bebidas pode ter levado à insuficiência cardíaca e renal com risco de vida, relataram médicos britânicos ao BMJ Case Reports.

+ Pfizer acredita que terceira dose provavelmente será necessária dentro de 12 meses

O jovem relatou beber em média quatro latas de 500 mililitros de bebida energética todos os dias por cerca de dois anos. Cada uma das latas continha cerca de 160 miligramas de cafeína, bem como uma proteína conhecida como taurina.

Ao longo de um período de quatro meses, ele desenvolveu uma piora na falta de ar sempre que fazia esforço, falta de ar ao deitar e alguma perda de peso. Ele também disse que teve episódios de indigestão, tremores e palpitações no passado, mas não procurou ajuda médica para esses problemas. Ele ficou tão doente que disse que teve que abandonar a faculdade.

No final, o jovem não identificado foi internado em uma unidade de terapia intensiva de um hospital, disseram seus médicos. Os médicos descobriram que ele tinha insuficiência cardíaca e renal, em níveis tão graves que foi considerado para um transplante de órgão duplo.

+ Jaguar Land Rover: a luta contra a falta de confiança dos consumidores

Embora o paciente provavelmente ainda precise de um transplante de rim por causa de uma doença não relacionada, seus sintomas cardíacos melhoraram com o tempo.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel