Giro

Elevação do nível do mar pode ser ainda pior do que o esperado

Crédito: Reprodução/Pexels

Estudo apontava que o nível médio só deveria subir 1,1 metros até 2100. Ao utilizarem dados históricos este grupo encontrou uma diferença de cerca de 25 cm (Crédito: Reprodução/Pexels)

É provável que a elevação do nível médio das águas do mar seja mais rápida e maior do que se pensava anteriormente, de acordo com pesquisadores do Instituto Niels Bohr, da Universidade de Copenhaga, que acreditam que o mar poderá subir até 1,35 metros até 2100.

+ SpaceX, a primeira missão espacial comercial vai acontecer este ano

Um estudo anterior do Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas apontava que o nível médio só deveria subir 1,1 metros no mesmo período de tempo, mas agora, ao utilizarem dados históricos sobre a subida do nível do mar para validar vários modelos, este grupo de cientistas encontrou uma discrepância de cerca de 25 centímetros.

Num artigo publicado na revista Ocean Science, os pesquisadores afirmaram que os modelos utilizados pelo Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas não eram suficientemente sensíveis, com base no que descreveram como um teste de “verificação da realidade”.



Antes não existiam grandes dados sobre a taxa de degelo da Antártida, por exemplo, o que dificultava a precisão das previsões. O pesquisador Grinsted descobriu ainda que embora os dados individuais, quando testados retrospetivamente no tempo, de 1850 a 2017, refletissem a subida real do nível do mar, quando os dados eram combinados as previsões eram “demasiado conservadoras”.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km