A Eletrobras, junto com outras entidades, está lançando por meio do Programa Nacional de Eficiência Energética (Procel), o primeiro edital de uma série de quatro chamadas públicas para acelerar o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras no segmento de eficiência energética, o Programa Lab Procel, com verba de R$ 16,6 milhões.

O programa é voltado para startups, micro e pequenas empresas inovadoras, a fim de estruturar negócios e disponibilizar para a sociedade soluções ou produtos com ênfase na eficiência energética.

As inscrições referentes à primeira chamada, para no mínimo três vagas, começam no próximo dia 27. O foco será em inovações tecnológicas na área de eficiência energética no saneamento ambiental, integrado ou não com a produção de energia. As inscrições se encerram em 17 de maio e no dia 29 do mesmo mês será divulgada a seleção feita online. A formalização dos contratos de aceleração deve ocorrer entre 29 de junho e 24 de julho, informou a Eletrobras.

Estarão incluídos na primeira chamada projetos de abastecimento de água, incluindo as fases de captação, adução, tratamento, reservação e distribuição de água; esgotamento sanitário, incluindo as fases de coleta, transporte e tratamento; e limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, incluindo as fases de coleta, transporte, armazenamento, tratamento, destinação final e reciclagem.

Conforme as necessidades apresentadas pelos projetos vencedores, o Lab Procel vai oferecer aos projetos selecionados infraestrutura física para aceleração, assessoria consultiva, materiais e capacitações de apoio à inovação, bem como auxílio na articulação de parcerias com empresas, instituições e organizações privadas e públicas para o desenvolvimento tecnológico e a inserção das soluções inovadoras no mercado.

O Programa Lab Procel é feito em parceria com a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

A segunda chamada pública buscará soluções tecnológicas inovadoras com ênfase na eficiência energética para aplicações generalistas nos setores residencial, comercial, industrial e setor público.

As outras duas chamadas públicas são destinadas à realização de dois hackathon (maratona de programação). O primeiro de eficiência energética e outro de pré-aceleração Lab Procel, cuja premiação será a participação no Programa Lab Procel.