Eletrificados: GM vai investir US$ 35 bilhões até 2035 no desenvolvimento de 30 modelos

Crédito: Claudio Gatti

Potencial de crescimento: Santiago Chamorro, presidente da General Motors América do Sul, destaca disponibilidade de minérios em países da América do Sul para a produção de baterias dos veículos elétricos, uma das principais preocupações das montadoras, e a consequente expansão do segmento (Crédito: Claudio Gatti)

O mercado brasileiro de veículos eletrificados alcançou a marca de 79.817 unidades em circulação no fim de janeiro, alta de 93% sobre o mesmo período de 2021 (1.321). Os dados são Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), e a previsão é que até o início do segundo semestre esse número chegue a 100 mil. Os 2.558 exemplares negociados no primeiro mês de 2022 representaram apenas 2,2% em relação ao total de 116.801 veículos à combustão emplacados no período, de acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Nada, porém, que intimide Santiago Chamorro, presidente da General Motors América do Sul, que engloba as operações no País. Para o colombiano, o Brasil está pronto para crescer de forma acelerada no segmento.

A declaração do executivo vai ao encontro do projeto anunciado pela matriz nos Estados Unidos no segundo semestre de 2021. A GM vai investir US$ 35 bilhões até 2035 no desenvolvimento e lançamento de 30 modelos entre eletrificados e autônomos. No Brasil está prevista para este ano a chegada da nova geração do elétrico Bolt. Já em território americano, o Lyriq, da Cadillac, e o GMC Hummer vão entrar em processo comercial nas próximas semanas. “Então, temos uma possibilidade aí, um sonho, uma visão de transformação aqui para a região.” A confiança está na capacidade industrial, de engenharia e no know-how tecnológico da montadora na América do Sul. Esse potencial, na visão do presidente, permite abraçar de forma mais profunda a realidade da eletrificação.



+ Volta Trucks capta 260 mi de euros para produzir caminhões elétricos

Chamorro admite a possibilidade de alguma operação da GM no continente vir a produzir baterias, um dos focos principais das montadoras para o desenvolvimento do segmento. A justificativa é a disponibilidade de minérios em algumas localidades. O Brasil é “muito forte” em grafite e manganês, enquanto outros países apresentam potencial para o lítio (o Chile é o segundo maior produtor mundial, atrás apenas da Austrália), também necessário para a fabricação. Isso sem contar que têm sido promovidas pesquisas em relação a outros minérios. “Há condições de todos (os países) se juntarem de uma forma estratégica e colocarem o Brasil no meio dessa discussão que já ocorre nos Estados Unidos, na China, em países da Europa, locais onde o tema eletrificação avança mais rapidamente.”

Apesar do crescimento do mercado, o executivo Adalberto Maluf, presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), afirmou que o Brasil ainda está distante do potencial do segmento e do crescimento apresentado pelo mundo, principalmente em relação aos modelos 100% elétricos. “Os números mostram que os brasileiros se entusiasmam cada vez mais com a eletromobilidade e com as novas tecnologias, mesmo sem ter os incentivos que existem em outros países.”

+ Confira 10 receitas para reaproveitar ou turbinar o arroz do dia a dia


Maluf acredita que, se o governo federal der mais atenção ao tema, o Brasil poderá se tornar uma potência global em transporte limpo e sustentável. A situação abriria caminho para a renovação da indústria nacional e para a criação de empregos, além de unir biocombustíveis e veículos elétricos.”




Tópicos

ABVE Anfavea Bateria biocombustíveis caminhonete elétrica no brasil caminhonete jac t6 caminhonete tesla interior caminhonete tesla vs f150 camionete tesla preço carros com energia solar no brasil Carros elétricos carros elétricos no brasil 2021 carros elétricos no brasil 2021 preço carros elétricos no brasil 2022 carros híbridos carros híbridos no brasil carros movidos a energia solar preço carros movidos a energia solar vantagens e desvantagens chevrolet bolt preço combustão como fazer um carrinho movido a energia solar como funciona carros movidos a energia solar Como funciona o sistema de energia solar? cybertruck preço eletrificação eletromobilidade emissão de gases Europa EVs França gasolina General Motors gm hummer elétrico preço investimento JAC Motors elétrico Japão meio ambiente Michigan minério Mitsubishi modernizar fábricas Montadoras motor movido a energia solar motores elétricos Nissan nova fábrica de baterias ônibus movido a energia solar petróleo picape elétrica tesla picape tesla cybertruck picape tesla cybertruck preço picape tesla preço pick-up jac preço poluição do ar quadriciclo da tesla Qual a importância da luz solar para o carro? qual o preço de um Tesla? quanto a GM vai investir no brasil? Quanto custa um carro a energia solar? Que benefícios carros movidos a energia elétrica pode oferecer ao planeta? Renault renault elétrico preço renault twizy preço renault zoe preço usado Sustentabilidade Tem carro com energia solar? tesla cybertruck no brasil tesla cybertruck preço no brasil tesla movido a energia solar Thundertruck União Europeia veículos elétricos veículos híbridos Wolfgang

Sobre o autor


Mais colunas e blogs


Mais posts

Ver mais

Copyright ©2022 - Três Editorial Ltda.
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.