Elena Walch, a arquiteta italiana que virou enóloga

A arquiteta italiana Elena Walch, dona de sua própria marca de vinhos
A arquiteta italiana Elena Walch nunca pensou em ter um vinhedo e muito menos em ter os vinhos, com o seu nome estampado nos rótulos, reconhecidos pela crítica internacional. Sua aventura neste mundo começa com o convite para restaurar um castelo renascentista no Alto Adige, norte da Itália, rodeados de vinhedos. Durante as obras, ela e Werner Walch, o proprietário do Castel Ringberg, construído pela dinastia de Habsburg no século 17, se apaixonaram. Poucos anos depois, a arquiteta se tornou a senhora Walch, integrando a quarta geração de uma das mais tradicionais vinícolas da região.
Jovem e cheia de ideias, Elena queria trazer uma proposta mais moderna aos vinhos. No acordo familiar, o casal decidiu que o marido continuaria a elaborar os vinhos com a marca Wilhelm Walch, de acordo com as técnicas que Werner aprendeu com o seu pai, e Elena teria a sua própria marca, utilizando uvas de alguns vinhedos da família. Em entrevistas, Elena lembra que não foi fácil, na década de 1980, explicar para os trabalhadores o que ela queria nos vinhedos e se fazer obedecer. Depois de alguns anos de experiência, em 1988, ela lançou a sua primeira safra.
Atualmente, Elena conta com 60 hectares de vinhedos, cultivados com variedades autóctones, como a schiava, que dá origem ao Per Sé, e também com variedades internacionais, como sauvignon blanc e merlot. Os seus melhores vinhos vem de dois vinhedos históricos, o Castel Ringberg e o Kastelaz. Seu foco é o conceito de terroir, respeitando as peculiaridades desta região montanhosa e, também, a sustentabilidade. O site da vinícola, por exemplo, lista todas as práticas sustentáveis seguidas, como o cultivo orgânico, no vinhedo, o uso de energia solar na vinícola, e a compra de garrafas mais leves, para diminuir a emissão de CO2 em seu transporte, por exemplo. Hoje, Elena conta com a ajuda de suas duas filhas, Julia e Karoline.
Veja também
+ Eclipse solar total: saiba onde e quando poderá ser visto o fenômeno+ Passo a passo: saiba como cadastrar e usar a CNH digital
+ Veja os carros mais vendidos em outubro
+ Grave acidente do “Cake Boss” é tema de reportagem especial
+ Ivete Sangalo salva menino de afogamento: “Foi tudo muito rápido”
+ Bandidos armados assaltam restaurante na zona norte do RJ
+ Mulher é empurrada para fora de ônibus após cuspir em homem
+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por redução de até 50% na parcela
+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev
+ iPhone 12: Apple anuncia quatro modelos com preço a partir de US$ 699 nos EUA
+ Veja mudanças após decisão do STF sobre IPVA
+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos
+MasterChef: competidora lava louça durante prova do 12º episódio’
+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil
+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados
+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020
+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
Tópicos
Elena Walch