Você já deve ter reparado que nas eleições americanas os partidos são marcados por dois animais: burros (democratas) e elefantes (republicanos). E, com tanta polaridade na disputa deste ano, a maioria dos norte-americanos ficaria surpresa ao saber que ambos os símbolos políticos foram popularizados pelo mesmo cartunista, chamado Thomas Nast. As informações foram divulgadas pela CNN Brasil.

O “Pânico do Terceiro Mandato” “Third Term Panic”, um desenho de 1874, é frequentemente mencionado por popularizar o elefante como símbolo do Partido Republicano. Nos meses que antecederam as eleições daquele período, o jornal “New York Herald”, naquele tempo um apoiador de vários candidatos Democratas, espalhou o boato de que o presidente Ulysses Grant, um Republicano, estava pensando em concorrer ao terceiro mandato em 1876, o que não era ilegal naquela época antes da 22ª Emenda, mas também não era bem visto. Nast desenhou um elefante enorme e desajeitado chamado “Voto Republicano”, que parecia estar prestes a despencar de um penhasco.

+ Guia supremo iraniano ironiza eleição presidencial nos EUA: ‘Uma situação digna de ver!’
+ Atenta à eleição nos EUA, Bolsa fecha em alta de 1,97%

Já o Partido Democrata foi retratado como um burro muitas vezes. No entanto, os burros de Nast não recebiam um tratamento muito melhor que os elefantes. Um desenho de 1879 mostra o animal teimoso pendurado pelo rabo, quase caindo em um abismo de “caos financeiro”. Em seus desenhos era frequente ver os elefantes e burros por “um fio”.