As ações das empresas que produzem cannabis aumentaram nesta quarta-feira (6) com a vitória democrata nas eleições do segundo turno do Senado na Geórgia, nos Estados Unidos. O resultado leva os investidores a acreditarem na descriminalização do uso da maconha em um curto prazo.

Os democratas Raphael Warnock e Jon Ossoff venceram suas disputas, dando ao partido o controle do Senado. No entanto, este controle é limitado, o que elimina a chance dos democratas de descriminalizar a maconha em nível federal. A Tilray subiu até 19,1% durante o pregão, enquanto a Aurora Cannabis e Canopy cresceram 16,5% e 17,7%, respectivamente.

+ Com novo visual, Facebook remove total de curtidas das páginas

De acordo o Business Insider, a Câmara, controlada pelos democratas, já aprovou um projeto em dezembro para descriminalizar e taxar a maconha em nível federal, mas o projeto está parado no Senado. As vitórias dos democratas na Geórgia dão ao partido uma margem estreita para aprovar uma legislação mais progressista.

A legalização da maconha para uso recreativo em Montana, Nova Jersey, Dakota do Sul e Arizona também tem movimentado o setor no País. A descriminalização nacional expandiria rapidamente o mercado. Até agora, apenas 15 estados legalizaram totalmente a maconha, enquanto outros 16 descriminalizaram a droga para uso não médico.