Os concorrentes da Apple ainda buscam a chave do enigma. Desde que o primeiro iPod, o tocador de músicas no formato MP3, chegou às lojas há três anos o mercado se transformou. A pequena máquina caiu no gosto do freguês e alcançou 82% de todas as vendas nos Estados Unidos desse tipo de produto. Só este ano serão 6 milhões de unidades comercializadas no mundo. Tanto sucesso fez outras companhias se aventurarem nessa empreitada. Gente do tamanho da Dell, Sony e Creative está em busca da fórmula daquele que se transformou no ícone dos fãs da música digital. Essas empresas lançaram nos últimos tempos suas versões de tocadores, mas nenhuma arranhou o prestígio e o volume de vendas do iPod, que não pára de apresentar novidades. A última foi uma versão na qual, além de músicas, é possível guardar 25 mil fotos digitais. Vendido por cerca de US$ 600, o novo iPod já desperta a inveja dos adversários de mercado. Enquanto os concorrentes estão na era do som, a Apple vive a nova fase desse mercado.

A japonesa Sony é a mais inconformada com a atual hegemonia da Apple. Afinal, há 25 anos o seu fundador Akiro Morita reduziu o rádio e criou o primeiro walkman do mundo. Para enfrentar a criação americana, a Sony colocou à venda o Sony Network Walkman. O produto não deslanchou. Para ouvir as músicas em MP3, o dono do equipamento precisa converter os arquivos para o formato desenvolvido pela própria Sony.

A fabricante de PCs Dell busca pegar uma carona no sucesso do iPod. O Dell Pocket DJ compete no preço ? custa US$ 199 nos EUA ?, mas há imperfeições que comprometem o custo versus benefício. Um desses problemas é quando o dono do modelo precisa encontrar uma música entre milhares arquivadas. O processo é demorado. Outras companhias como a Creative e a Rio também colocaram à venda produtos similares ao iPod e nenhuma conseguiu encantar os consumidores. O Zen Touch, da Creative, tem uma boa qualidade de som e 11 botões para operá-lo. Problema semelhante encontrado no Rio Carbon.

A solução para o enigma iPod talvez esteja na conjunção de três fatores: inovação, preço e simplicidade. Desde que colocou os computadores dentro das salas dos americanos, na década de 80, Steve Jobs e Apple se especializaram em desenvolver produtos com essa característica acrescentada de glamour. Com o iPod não é diferente e pelo jeito a concorrência ainda vai comer muita poeira.