Agronegócio

Egito compra 825 mil toneladas de trigo da França, Rússia, Bulgária e Romênia



São Paulo, 30 – A agência estatal de grãos do Egito, conhecida como Gasc, comprou 825 mil toneladas de trigo provenientes da França, Rússia, Bulgária e Romênia em licitação internacional encerrada nesta quarta-feira (29). O preço mais baixo ofertado foi de US$ 420,90 a tonelada, incluindo o custo de envio e frete, para 60 mil toneladas de trigo da Romênia, enquanto as vendas mais caras foram confirmadas em US$ 439,80 a tonelada para grãos de origem francesa.

No total, 360 mil toneladas de trigo francês, 240 mil toneladas de trigo romeno, 175 mil toneladas de trigo russo e 50 mil toneladas de trigo búlgaro foram registradas pelo Gasc. Os embarques devem ocorrer entre agosto e outubro.

A consultoria russa de pesquisa agrícola SovEcon afirmou que o volume de 825 mil toneladas é enorme, “um recorde pelo menos nos últimos anos”. Em comentário enviado a clientes, a SovEcon considerou o volume vendido pela França como uma surpresa. “Por que eles se apressam em vender nesta época da temporada antes de uma safra modesta?”, questionou em nota a consultoria.

Como o Egito é o maior importador de trigo do mundo, seus leilões são vistos como um guia para estabelecer preços de referência do grão. Depois que os combates começaram no Leste Europeu, o fornecimento de trigo para o país foi prejudicado, já que a região tradicionalmente fornece mais de 70% das importações do Egito. Fonte: Dow Jones Newswires.