Finanças

Educação financeira para mulheres: 5 dicas para cuidar melhor do seu dinheiro

Crédito: Pixabay

As mulheres são, geralmente, as maiores gestoras de renda familiar, mas isso não se reflete em cursos de educação financeira (Crédito: Pixabay)

Dentro do processo de empoderamento feminino, as mulheres estão gerindo o seu dinheiro de maneira mais eficiente. De acordo com o levantamento feito pelas pesquisadoras Renata Piacentini Rodriguez (UNIFAL) e Mariana Ribeiro (IEB-USP) em parceria com a ONU Mulheres, três em cada dez mulheres pagam todas as despesas de casa sozinhas (28,6%).



Isso mostra que as mulheres são, geralmente, as maiores gestoras de renda familiar, mas isso não se reflete em cursos de educação financeira, por exemplo. A economista e Head of Investor Relations da Norte Ventures, fundo de investimentos brasileiro, Juliana Hadad, elencou cinco dicas sobre o tema. Confira a seguir:

+ Como podcasts podem ajudar na educação financeira do brasileiro

  1. Analise seus gastos: é importante mapear todos os seus gastos durante um mês, isso pode ser feito através de aplicativos ou a mão. Uma vez mapeados, verifique seus hábitos, quanto é gasto com aluguel e contas? Quanto é gasto com supérfluos?
  2. Defina metas realistas: dado que seus gastos foram mapeados, defina metas de curto, médio e longo prazo. “No curto prazo, não é necessário cortar 100% de gastos supérfluos, por exemplo. Tente em um primeiro momento reduzir apenas 5%-10% dos gastos de cada categoria. Com metas pequenas, porém atingíveis, você terá uma gratificação enorme sempre que alcançar os objetivos”, explica Juliana. Segundo a especialista, metas de médio prazo devem ser inspiradoras, como a viagem dos sonhos. Já a meta de longo prazo deve ser relacionada à sua independência financeira.
  3. Poupe: na análise de gastos, Juliana indica que você busque formas mais baratas de obter os itens de cada categoria. Se o principal gasto for comida, por exemplo, pesquise os preços e marcas que consome, e opte pelo mais barato
  4. Invista de forma inteligente: a especialista destaca que o melhor investimento não é aquele que rende x% ao mês, mas em si mesmo. “Se você investir R$ 1 mil em um curso, pode eventualmente ter um aumento de salário muito maior do que ganharia com o dinheiro no banco”, explica.
  5. Exercício diário: “educação financeira é igual dieta, mudança dos hábitos vem com o tempo e exercício diário, não soluções milagrosas”, completa Juliana.

Investimento em Femtechs

Juliana Hadad assumiu recentemente como a nova Head of Investor Relations da Norte Ventures. Em seu trabalho, ela quer impulsionar as “femtechs”, startups criadas para melhorar a vida e a saúde feminina.

Formada em Política e Economia na New York University, em Nova York, nos Estados Unidos, Juliana possui extenso currículo como investidora anjo. Além disso, a executiva é cofundadora da DinDin, ao lado de Stephanie Fleury, uma das poucas fintechs com uma CEO mulher, vendida ano passado para o Bradesco.



“Quem fala que não passou por dificuldades na carreira, pelo simples fato de ser mulher, ou está mentindo deliberadamente, ou não tem conhecimento real. É muito difícil ser mulher no mercado de trabalho. No meio da tecnologia então, nós nos sentimos muito sozinhas, já que somos minoria”, completa Juliana.


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?

Tópicos

aliança empreendedora cursos aplicativo gestar canary como criar uma femtech? Como falar sobre empoderamento feminino? como fazer um draft de um projeto Como se empoderar como mulher? conef educação financeira economista educação financeira curso educação financeira dicas educação financeira e fiscal educação financeira escola educação financeira gov educação financeira livros educação financeira no brasil educação financeira para iniciantes educação financeira pdf empoderamento feminino frases empoderamento feminino no brasil empoderamento feminino psicologia empoderamento feminino resumo empoderamento feminino texto empoderamento feminino tumblr escola de educação financeira espaço gestar feel lube femtechs fundo de investimentos brasileiro gestar gestar natal Head of Investor Relations IEB-USP Igah Ventures Juliana Hadad maya capital norte asset norte capital Norte Ventures norte ventures crunchbase norte ventures linkedin O que é educação financeira e qual sua importância? O que é educação financeira exemplos? o que é empoderamento feminino brainly O que é ser uma pessoa empoderada? O que fazer para ter educação financeira? o que são femtechs? O que significa a palavra Emponderada? O que significa ter educação financeira? ong educação financeira ONU Mulheres pitch perfeito norte ventures plano nacional de educação financeira porque o empoderamento feminino é importante portal educação financeira projeto draft future healt Quais objetivos da educação financeira? Quais são os 7 princípios de empoderamento feminino? Quais são os três conceitos para começar a ter uma educação financeira? Qual é o significado de empoderada? teste de educação financeira para jovens theia UNIFAL