A companhia elétrica portuguesa EDP Renováveis anunciou nesta quinta-feira (5) que conseguiu captar € 150 milhões (R$ 676 milhões) do Banco Europeu de Investimento (EIB, sigla em inglês) para financiar projetos de energia eólica e solar no Brasil. O dinheiro faz parte de uma linha de crédito da instituição voltada a financiar medidas contra a mudança climática fora da União Europeia. A operação, foi qualificada no chamado “Mecanismo de Ação Climática e Ambiental” (CAEF).

A EDP vem nos últimos anos financiamento diversos projetos para aumentar o uso de energias sustentáveis no Brasil, um dos mais notórios sendo o corredor elétrico da via Dutra, o maior da América Latina e único do Brasil, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro.

O dinheiro captado irá servir para que a companhia cumpra seus planos de negócios no País, e não descarta adquirir dívidas de longo prazo com outras instituições financeiras para cumprir seus planos por aqui. A empresa disse que “irá posteriormente distribuir os fundos por uma série de centrais solares fotovoltaicas e eólicas no Brasil”.

“Esta linha de crédito irá ajudar-nos a prosseguir a nossa atividade no Brasil, um país a meio de uma transição para uma matriz energética mais amiga do ambiente. Além disso, estamos especialmente motivados pelo endosso de uma instituição com o calibre do EIB”, afirmou em nota o CEO da EDP Renováveis, João Manso Neto.