Em comunicado ao mercado, a EDP Portugal, controladora da EDP Energias do Brasil, agradeceu a carta divulgada nesta quinta-feira, 14, pela gestora de fundos Elliott Advisors com alternativas para a companhia com o fim de evitar uma oferta pública para aquisição de ações (OPA) por parte da China Three Gorges (CTG), anunciada no ano passado.

No comunicado, além de agradecer a participação da Elliott, acionista minoritária da EDP, a companhia portuguesa afirma que vai analisar “cuidadosamente” as propostas que constam na carta. Além disso, a companhia vai apresentar uma atualização sobre suas estratégias no dia 12 de março, quando divulgará seus resultados relativos ao quarto trimestre de 2018.

Na carta, a Elliott defende que “existe um caminho alternativo e mais promissor” para o grupo, incluindo a venda da EDP Brasil. A gestora diz que a EDP “tem de otimizar seu portfólio para reduzir a dívida excessiva e voltar a focar-se nas suas principais áreas de negócio” e dentro desta proposta destaca a venda da participação do grupo na EDP Brasil. “Atualmente, a EDP Brasil fica atrás da concorrência em termos de investimento e ocupa o sétimo lugar na produção privada de energia e o nono lugar na distribuição. Dado o potencial de crescimento do mercado brasileiro, a Elliott acredita que a EDP Brasil é um negócio atraente, que beneficiaria um novo proprietário empenhado e disposto a realizar os investimentos necessários”, afirma.