Enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) investiga o inquérito das fake news (notícias falsas), o jornalismo brasileiro perde, nesta terça-feira (14), mais um veículo de comunicação, com o anúncio do encerramento da edição brasileira do El País.

O jornal espanhol iniciou seu site de notícias em português dirigido ao público brasileiro em 2013 com destaque pela qualidade editorial de sua produção. Em uma nota de despedida, o El País afirma que “apesar de ter atingido grandes audiências e um número considerável de assinantes digitais, não alcançou sua sustentabilidade econômica, o que levou à decisão por sua descontinuidade”.

+ Vivendi pretende manter a participação na Telecom Italia
+ Vivendi registra alta de 5% na receita no 1º tri ante igual período de 2020

O fechamento da redação brasileira ocorre logo depois que o grupo francês de mídia Vivendi, controlado pelo magnata Vincent Bollorré, adquiriu 29,9% das ações do grupo espanhol Prisa, responsável pelo El País.

Segundo a Reuters, a empresa francesa pediu aprovação do governo espanhol à compra no final de outubro deste ano. A agência internacional informa ainda que isso ocorreu depois que o Vivendi comprou uma participação de 9,94% do Prisa em janeiro. Depois, comprou mais 7,89% do grupo espanhol por 52 milhões de euros junto ao HSBC.

O grupo de comunicação Vivendi segue sua expansão visando à liderança global em conteúdo, mídia e comunicações.

Instagram will load in the frontend.