Dinheiro na Semana

Economia mundial deverá expandir 4% em 2021

Crédito: Fabio X

O Banco Mundial divulgou na última semana o estudo Perspectivas Econômicas Globais com as estimativas de crescimento dos países. De acordo com o levantamento, a implementação generalizada da vacina contra a Covid-19 e o incentivo a investimentos serão imprescindíveis para sustentar a recuperação.

2020 -4,3%                               2021 +4,0%

“Será necessário um grande impulso para melhorar o ambiente de negócios, aumentar a flexibilidade do mercado de trabalho e de produtos, além de fortalecer a transparência e a governança”



Trump: segundo pedido de impeachment a seis dias do fim de seu mandato

A Câmara dos EUA aprovou na quarta-feira (13) o segundo impeachment de Donald Trump. Entre os 232 votos a favor e os 197 contra — além da abstenção de quatro deputados —, 10 membros do Partido Republicano, o mesmo de Trump, votaram pelo impedimento. Com o resultado, Trump passa a ser o primeiro presidente americano a sofrer impeachment duas vezes. Desta vez, ele foi responsabilizado pelo ataque ao Capitólio no dia 6 de janeiro, sob a acusação de “incitar à insurreição”. A decisão, agora, vai ao Senado onde, se o afastamento for confirmado, mesmo após o fim do mandato, Trump poderá se tornar inelegível. Em 2020, o presidente americano foi declarado culpado por obstrução ao Congresso e abuso de poder, sendo absolvido pelo Senado, de maioria republicana.

Airbnb bloqueia reservas em Washington D.C

A expectativa pela cerimônia de posse do presidente eleito Joe Biden ganha novas doses de tensão conforme o dia 20 de janeiro se aproxima. Poucas horas antes da votação que decidiu pelo impeachment de Trump, o site de reservas de hospedagem Airbnb anunciou o cancelamento de todas as reservas feitas na área metropolitana de Washington DC na semana do evento. O anúncio foi comunicado pelo porta-voz da plataforma, Ben Breit, que também informou que novas reservas na região, para o mesmo período, serão bloqueadas. A decisão foi tomada após as forças de segurança dos Estados Unidos alertarem sobre o risco de novas manifestações violentas na capital americana, como a invasão do Capitólio. De acordo com a empresa, usuários associados a grupos de ódio ou que estiveram de alguma forma envolvidos com o episódio no edifício sede do Congresso americano foram identificados e banidos do Airbnb, que reembolsará o valor integral das reservas canceladas a hóspedes e anfitriões.

Falta a vacina contra o cetiscismo

Paulo Guereta

O anúncio da taxa de eficácia geral da Coronavac, de 50,38%, finalmente foi feito na terça-feira (12) pelo Instituto Butantan e pelo Governo de São Paulo. Nem bem tinha terminado a entrevista coletiva e as redes sociais já apontavam as críticas por parte de leigos e especialistas. Os primeiros por não entenderem que o índice, aparentemente baixo, é bom e indica que a vacina é segura e eficaz. Os segundos, pelo fato de o dado ter sido omitido na primeira apresentação de resultados, que aconteceu na semana anterior, situação que resultou no aumento do ceticismo da população com relação à eficácia do imunizante. Desta vez, o governador João Doria (PSDB) não participou da apresentação.

3 meses Foi o tempo que o Ministério da Saúde levou para responder à Organização Panamericana de Saúde se compraria 40 milhões de seringas oferecidas. Decidida a compra, a entrega será por navio

MDB escolhe Simone Tebet contra Rodrigo Pacheco

Simone Tebet (MDB-MS) vai disputar com Rodrigo Pacheco (DEM-MG) a presidência do Senado. A candidatura foi anunciada na terça-feira (12) pela bancada emedebista, a maior da Casa, com 15 senadores. Na quarta (13) foi a vez de Ciro Nogueira (Progressistas-PI), presidente e líder da sigla no Senado, anunciar apoio a Pacheco, candidato de Davi Alcolumbre (DEM-AP), que já contava com o apoio de sete partidos: DEM, PL, Pros, PSC, PSD, PT e Republicanos – e do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Com os apoios definidos nesta semana, Pacheco fica próximo da vitória, a três votos de ser eleito.

Polícias em disputa

Divulgação

Nem todos os aliados do Governo veem com bons olhos os dois projetos que mudam a estrutura das polícias civil e militar. Além de prever a restrição do poder de governadores sobre as corporações, os projetos propõem a criação para a PM da patente de general, hoje exclusiva das Forças Armadas, para a PM, e de uma lista tríplice, indicada por oficiais, para a nomeação de comandantes. Os projetos estão prontos para votação no Congresso.

Francois Mori

“Continuar a depender da soja brasileira seria apoiar o desmatamento da Amazônia” Emmanuel Macron, presidente da França, na terça-feira (12), em sua conta oficial no Twitter, relacionando a soja brasileira à destruição da floresta.

Evaristo Sa

“Monsieur Macron n’est pas bien [o senhor Macron não está bem]” Hamilton Mourão, vice-presidente da República, na quarta-feira (13), em resposta ao presidente francês sobre as críticas à agricultura brasileira.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel