Economia

Economia entra no ‘modo eleição’ e indicadores de 2022 dão sinal de piora

Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Clima de eleições na política preocupa analistas e pode atrapalhar resultados da economia (Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Uma reunião realizada nesta quarta-feira a(18) entre diretores do Banco Central e analistas de instituições financeiras deixou clara a preocupação do mercado: a economia entrou no “modo eleição”, e isso significa risco para as contas públicas, em um momento de projeções piorando tanto para a inflação quanto para os juros e o PIB em 2022.



“No geral, todo mundo está batendo na tecla de que a eleição já começou”, resumiu um participante do encontro. “O viés mais negativo para o fiscal e o aumento da incerteza estão se refletindo no crescimento do ano que vem, sem necessariamente uma contrapartida da inflação.” Ou seja, o mercado já prevê um crescimento menor da economia, em um cenário de inflação ainda alta.

BC regulamenta depósitos remunerados de instituições financeiras

O BC faz reuniões periódicas, fechadas, com analistas do mercado para colher informações para a confecção do Relatório Trimestral de Inflação. Foram 42 analistas ontem. Pelo BC, participaram os diretores de Política Econômica, Fabio Kanczuk; de Política Monetária, Bruno Serra; e de Assuntos Internacionais, Fernanda Guardado. Eles não respondem a perguntas, apenas ouvem os analistas. Segundo fontes, os analistas indicaram que a projeção mais baixa para a taxa básica de juros, a Selic, no fim do ciclo de alta iniciado este ano é de 7,5%, variando a até 8,5%. “Mas todos com viés de alta”, destacou um profissional. Para a inflação, a expectativa para este ano ficou em torno de 7,5% e, para 2022, entre 3,5% (centro da meta) e um pouco acima de 4%. “Há pouca gente convencida de 3,5%, e quem se manifestou nesse sentido apontou viés para cima”, disse uma fonte.

No âmbito fiscal, os participantes relataram preocupação com a preservação do teto de gastos, em meio à discussão sobre as mudanças no pagamento dos precatórios e o financiamento do Auxílio Brasil (novo nome do Bolsa Família). “O risco fiscal foi dominante na conversa. É a preocupação de todo mundo”, disse outro economista.



Em relação ao crescimento econômico, um participante mencionou que o cenário este ano está “dado”, com projeções de 5% a 6%, graças ao carrego estatístico elevado, mas que o ano que vem será mais desafiador. “Para a atividade econômica, a visão geral é de desaceleração, com crescimento entre 1% e 2% em 2022. A maioria vê perto de 2%”, disse outro analista.

Incerteza

O economista-chefe da consultoria LCA, Braulio Borges, destaca, porém, que o crescimento mais próximo de 2% está em risco tanto pela situação fiscal como pela incerteza política criada pelas ameaças do presidente Jair Bolsonaro à eleição de 2022. “Isso inibe as decisões de investimento e de consumo. Aí a economia entra num círculo vicioso: ela cresce menos, o governo arrecada menos e a situação fiscal piora.”

Borges, que não esteve na reunião do BC, acrescenta que o debate em torno dos precatórios acentuou a preocupação dos analistas em relação ao fiscal, deteriorando o preço dos ativos. “A percepção de que há um risco de se estourar o teto de gastos aumentou. Isso se reflete no câmbio.” Ontem, o dólar fechou a R$ 5,3759, maior patamar desde maio, com alta de 2%. Já a Bolsa caiu 1% e atingiu o menor patamar desde 1º de abril, ao encerrar a 116,6 mil pontos.

Para a economista Zeina Latif, as medidas que vêm sendo sugeridas pelo governo ainda indicam que Bolsonaro deverá encerrar o mandado com o País em uma situação pior do que a de 2018. “É uma piora institucional do ponto de vista fiscal. Se está perdendo a credibilidade fiscal. Hoje o debate é o precatório, amanhã é o Bolsa Família e assim vai.”

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?

Tópicos

alerta analistas aumento do bolsa família auxilio brasil auxilio emergencial consulta Bolsa Família Bolsa Família 2019 bolsa familia 2021 bolsa família 2021 cadastro Bolsa Família 2021 consulta bolsa família aumentou bolsa família auxílio emergencial bolsa família bloqueado Bolsa Família bloqueado no aplicativo 2021 bolsa família cadastro bolsa família calendário Bolsa família consulta bolsa família lista de aprovados 2021 bolsa família telefone bolsa família vai ter aumento bolsa família valor Bolsonaro bolsonaro coronavírus bolsonaro covid Bolsonaro Declarações Falsas bolsonaro desmandos economia Bolsonaro fakenews bolsonaro foi preso? bolsonaro guedes voz economia bolsonaro hoje Bolsonaro STF bolsonaro twitter bolsonaro veta fundo eleitoral bolsonaro veta plano de saude cadastro bolsa família 2021 online calendário da 5 parcela do auxílio emergencial caixa tem calendário do bolsa família 2015 calendário do bolsa família 2021 calendário do bolsa família para 2021 Carlos Bolsonaro Casa Civil cenário Centrão Ciro Nogueira Como consultar meu Bolsa Família? como fazer o cadastro do bolsa família online como se cadastrar no bolsa família consulta pública do bolsa família CONTAS PÚBLICAS Contas públicas Bolsa CPI da Covid cpi da covid ao vivo cpi da covid ao vivo agora cpi da covid ao vivo hoje cpi da covid ao vivo youtube CPI da Covid hoje cpi da covid programação Crédito consignado dados declaração de Bolsonaro hoje declarações falsas bolsonaro depoimento de Bolsonaro eleições eleições 2022 estrangeiro Investidor Jair Bolsonaro linha de crédito mercado novo bolsa família novo calendario do bolsa familia 2021 pagamento do bolsa família 2021 Paulo Guedes política portal da transparencia posse programa proposta Qual o valor do Bolsa Família para 2021? Qual o valor do Bolsa Família para quem tem 1 filho 2021? Qual será o valor do novo Bolsa Família? vai ter aumento no Bolsa Família?