Giro

Economia circular começa a ganhar espaço no mundo da moda e no Brasil

Crédito: Pixabay

A moda voltada para economia circular usa peças de segunda mão, com produtos recicláveis e de boa qualidade (Crédito: Pixabay)

Cada vez mais preocupadas com um consumidor consciente, lojas de roupas do Brasil e da Europa estão montando ambientes dedicados à economia circular ou trabalhando sua imagem com uma visão ESG (Environmental, Social and Corporate Governance, ou Governança Ambiental, Social e Corporativa, na sigla em inglês).



As varejistas começam a destinar espaço para roupas novas, feitas com materiais recicláveis, e também para as de segunda mão, adotando modelo semelhante aos brechós, mas prezando por roupas com materiais eco-friendly e renováveis. Essas redes acreditam que os clientes devem usar esses espaços para se encontrarem e trocar ou revender roupas com uma pegada sustentável.

+ Reciclar e consertar, os desafios do setor automotivo para uma economia circular

No Brasil, redes como a Riachuelo começam a dar destaque a peças novas feitas de materiais recicláveis, renováveis e seguros no portfólio de vendas de suas lojas de departamento.

Nesta segunda-feira (25) a companhia lançou três ambientes virtuais, com suas personas bem definidas: Helô, Helen e Helena, cada uma com personalidade própria e voltada para estilos diferentes.



Helena é engajada com a sustentabilidade e trará novidades da Riachuelo no pilar ESG  Ela acredita que “menos é mais”, admira a economia circular e, segundo a marca, vai abordar temas como a escolha de matérias-primas, processos fabris, como os utilizados no “Jeans Mais Sustentável da Riachuelo”, e outros temas ligados à sustentabilidade.

“Além de construir uma identidade visual e um perfil comportamental para cada modelo, queremos gerar mais conexão e diálogo com o nosso público. Mais do que influenciadoras, elas possuem um cargo na Riachuelo e irão simplificar assuntos do dia a dia, tirar dúvidas, dar dicas e trocar experiências”, disse em nota Elio Silva, diretor-executivo de Canais e Marketing da Riachuelo.

Lojas eco na Europa

Na França, a loja de departamentos Galeries Lafayette abriu um espaço, de 500 metros quadrados, destinado à moda circular. A loja é pequena se comparada aos mais de 70 mil metros quadrados da companhia, mas a Le(Re)Store mostra uma tendência para o mercado da moda.

Segundo o portal Lorena, não é somente na França que essas lojas estão ganhando mais espaço, mas o mercado londrino e o italiano também começam a apostar nas lojas de economia circular.


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?