Os amantes da astronomia já têm compromisso neste mês de maio: na noite do dia 15 de maio para a madrugada do dia 16 veremos um eclipse total da Lua. Isso quer dizer que o Sol, a Terra e Lua se alinharão e a Lua passará na sombra da Terra. O fenômeno poderá ser visto em todo o Brasil.

De acordo com os astrônomos, o eclipse lunar irá começar às 22h32 de sábado e atingirá seu ápice por volta das 01h11 e terminar às 3h51. Nosso satélite ficará avermelhado.

+ Olhe para cima! Dois eclipses poderão ser vistos nas próximas semanas

Eclipses lunares ocorrem porque a Terra entra no caminho da luz do Sol e da Lua. Basicamente, nosso planeta irá “bloquear” a luz solar que reflete no nosso satélite. Além disso, no dia 29 de maio serão registrados alinhamentos entre Marte e Júpiter e entre Lua e Mercúrio.

Como se tudo isso já não fosse o bastante, nos próximos dias já será possível acompanhar uma chuva de meteoros.

No dia 6 de maio, teremos o pico da chuva de meteoros Eta Aquáridas, um dos principais fenômenos do tipo que podem ser observáveis da Terra. Anualmente, podemos observar essa chuva de meteoros no início de maio. Mas ela não é a única.

Quatro dias depois, teremos outra chuva de meteoros. Dessa vez, serão Eta Líridas. As Líridas são geralmente as chuvas observáveis em abril, documentadas desde o século 6 pelos povos da Terra. As Eta-Líridas ocorrem na mesma região do céu, algumas semanas depois das Líridas de abril. No dia 10 de maio, elas serão visíveis de boa parte do planeta terra, com o pico durante a madrugada.