Giro

e-Título não funciona? Veja como justificar ausência eleitoral

Crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil

Movimentação dos eleitores na 250ª Zona Eleitoral da Lapa, na Escola Estadual Doutor Edmundo de Carvalho, durante eleições municipais (Crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil)

A dica aqui vai para os eleitores que não conseguiram votar nas eleições municipais deste domingo (15): você terá 60 dias para justificar a sua ausência na votação e nós vamos te mostrar como evitar o pagamento de multa de R$ 3,51 por turno perdido e, eventualmente, ter o título de eleitor cancelado – isso acontece após três turnos consecutivos sem justificativa.

O primeiro caminho é pelo aplicativo e-Título, que se mostrou uma inovação muito positiva pela Justiça Eleitoral, mas ficou instável durante todo o dia de votação. Nele, você consegue justificar a sua ausência sem sair de casa. Também é possível fazer um requerimento de justificativa eleitoral no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) clicando aqui.

+ Não tem vereador para votar? Aqui você encontra todos os candidatos
+ Downloads “de última hora” deixaram e-Título instável, diz Barroso

A orientação da Justiça Eleitoral é apresentar essas justificativas diretamente nos canais online, mas também é possível apresentar o seu pedido em qualquer cartório eleitoral do País.

Vale lembrar que a ausência em três turnos consecutivos sem justificativa ou pagamento da multa, levará ao cancelamento do seu título de eleitor. Sem ele você não consegue obter passaporte, fazer matrícula em instituições de ensino ou ser nomeado em cargos públicos.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel