Para quem pretende utilizar o e-Título na hora de votar, é preciso ficar atento no prazo para não ficar na mão. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o app só poderá ser baixado e ativado até às 23h59 de sábado (1º). 

No dia da votação para o primeiro turno, domingo (2), a ferramenta não permitirá que novos usuários façam sua utilização. Por isso, a orientação é que os eleitores façam o procedimento completo o quanto antes. O órgão alerta: não basta apenas baixar, é preciso também fazer o primeiro acesso dentro do prazo para ativar o e-Título.

Quem já tem o aplicativo deve testar se está atualizado. Nas últimas semanas, ao abrir o e-título usuários estão encontrando dificuldades de acesso. Isso porque o recurso está pedindo atualização. Basta seguir as orientações e terminar o procedimento sem problemas.

Debate na Globo: Bolsonaro vai endurecer e Lula deve revidar, apontam especialistas

O recurso substitui o documento de identificação para os eleitores que têm a biometria cadastrada com foto. Se este não é o seu caso, mesmo com a apresentação do e-Título ativado será solicitado um documento original com foto.

O e-Título também informa o local de votação, sessão e zona, além de ser possibilitar a solicitação de justificativa de ausência, emitir certidão de quitação eleitoral e nada consta criminal.

Como baixar e ativar o e-Título

O aplicativo pode ser adquirido gratuitamente para tablets e celulares. Para baixar, basta acessar o Google Play ou a App Store e fazer o download.

Assim que o app estiver instalado no aparelho, faça o primeiro acesso.

Na página inicial, uma página de boas-vindas será exibida e você deve tocar em “próximo”. Na tela seguinte, será pedido alguns dados pessoais:

  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Número de inscrição do título de eleitor ou CPF;
  • Nome da mãe;
  • Nome do pai.

Depois, será preciso confirmar alguns dados, como estado em que você é eleitor e grau de escolaridade.

O aplicativo também oferece a possibilidade de o usuário fazer o desbloqueio toda vez que acessar o e-Título a partir da biometria. Se quiser ativar, aperte “Ativar”, ou então selecione “Não, obrigado”.

Finalmente você terá completado a ativação do seu e-Título e uma tela com seus dados será emitida.

Para saber se sua biometria e foto estão cadastradas, é preciso que essa informação esteja sinalizada nessa tela inicial. Caso não esteja, não esqueça de levar um documento de identificação com foto para votar.

São aceitos identidade (RG), a carteira de motorista (CNH) com foto, o certificado de reservista, a carteira de trabalho, o passaporte e a identidade funcional emitida por órgão de classe.