O setor hoteleiro foi um dos mais atingidos pela pandemia. O turismo de lazer ficou prejudicado com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre distanciamento e as regras para funcionamento dos estabelecimentos. Mas, como acontece nas demais atividades, aos poucos, a hotelaria está voltando à normalidade. Porém, muitas pessoas ainda se perguntam se é seguro se hospedar em hotéis durante a pandemia.

A resposta a essa questão é: sim, é seguro, desde que sejam observados os protocolos de higienização de quartos e áreas comuns e seja respeitado o distanciamento mínimo de um metro e meio entre as pessoas. Se você está pensando em viajar e se hospedar em um hotel, para garantir uma viagem tranquila, confira alguns pontos que devem ser considerados antes de se hospedar em um hotel, resort ou pousada.

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Embora os hotéis sejam lugares bastante seguros, é preciso avaliar a proximidade entre ele e os pontos que serão visitados – de preferência, que sejam ao ar livre ou em locais arejados, e as opções de transporte disponíveis.

O mais indicado é que se utilize carro particular ou, quando o destino for longe, e a viagem for de avião, que se alugue um carro durante a estadia, evitando o uso de transporte coletivo e até mesmo transporte por aplicativo.

A maioria dos hotéis têm colocado em seus sites e redes sociais informações sobre as medidas de prevenção adotadas, mas vale a pena entrar em contato para saber se essas medidas são suficientes para seus critérios pessoais. Aproveite para perguntar:

• Qual a capacidade total do hotel e com qual taxa de ocupação estão operando no momento;

• Se há obrigatoriedade de uso de máscaras nas áreas comuns para clientes e funcionários;

• Se o hotel disponibiliza aos hóspedes e funcionários álcool em gel 70% ou outro produto com ação virucida e bactericida, como o Nano Protect Antisséptico para Mãos;

• Como são servidas as refeições;

• Como está sendo o uso de decks, piscinas, playgrounds e outras estruturas de lazer;

• De que modo é feita a higienização de maçanetas, corrimões e superfícies de alto contato, como o balcão da recepção.

É importante que o estabelecimento intensifique a limpeza dessas superfícies, utilizando produtos específicos, com eficiência comprovada e efeito prolongado.

É recomendado que o hotel tenha tamanho e estrutura suficiente para que os hóspedes se desloquem confortavelmente, respeitando o distanciamento social. As áreas comuns devem ser amplas e ter ventilação natural.

Dê preferência a locais com grandes espaços ao ar livre, mas que ofereçam estruturas e atividades que possam ser aproveitadas, sem aglomeração, até em dias chuvosos. A responsabilidade com a higiene e a segurança deve ser de todos. Isso significa que os cuidados têm de ser compartilhados entre hotéis e clientes.

Conheça seus direitos e deveres, isto é: utilize máscara nas áreas comuns, evite aglomerações; utilize álcool em gel 70% ou produto antisséptico nas mãos antes e depois de tocar em superfícies de alto contato, como balcões, botões dos elevadores e maçanetas; não entre no elevador se estiver ocupado. E adie a viagem caso apresente algum sintoma, como tosse e febre.