O presidente da Rússia, Vladimir Putin, enfrentou uma situação embaraçosa nesta quarta-feira (19) em São Petersburgo, quando uma mulher perguntou quanto ele ganhava e se poderia viver com a renda que ela recebe, cerca de US$ 170 por mês.

Putin estava visitando sua cidade natal e, ao colocar uma coroa de flores no túmulo de seu primeiro mentor político, o ex-prefeito Anatoli Sobshak, foi abordado por pedestres.

Uma mulher vestindo um casaco de capuz se aproximou de Putin para perguntar: “Por favor, diga-me, você acha que é possível viver com 10.800 rublos (US$ 170) por mês?!”.

“Acho muito difícil!”, admitiu Putin em voz baixa, como mostra um vídeo publicado pela mídia russa.

“Imagino que o salário dele seja de 800.000 rublos”, disse ela.

“Bem, sim”, afirmou Putin, acrescentando que há pessoas na Rússia que ganham muito mais e que “o presidente não tem o salário mais alto”.

Putin geralmente brilha quando se dirige ao público em grandes auditórios, com perguntas cuidadosamente preparadas, mas raramente sai para encontros imprevistos com cidadãos comuns.

Nesta quarta-feira, o presidente russo fez referência a recentes iniciativas políticas para melhorar a vida de famílias com filhos, incluindo o aumento de benefícios pelo nascimento de uma criança.

“Claro que você está certa, o governo ainda tem muitos problemas sociais para resolver”, afirmou.

“Então, por que eles não os resolvem?”, respondeu a mulher. “Estamos resolvendo”, concluiu Putin.

A mulher, então, pediu para o presidente posar ao lado dela para uma foto.