Em época de aumento dos casos Covid-19 pelo mundo e de relatos de gripe, é justo questionar se é possível ser infectado pelas duas doenças ao mesmo tempo. Em entrevista concedida para o portal CNN, a pneumologista e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Margareth Dalcolmo, falou sobre a infecção da nova cepa do vírus da gripe, H3N2, e sobre a infecção de Covid-19.

De acordo com a especialista, é possível pegar o vírus H3N2 da Influenza e o coronavírus ao mesmo tempo, ainda que a probabilidade seja pequena. Dalcolmo pontua que apesar de ser pouco provável é sim possível que um indivíduo contraia os dois vírus ao mesmo tempo.

+ Com avanço da ômicron, EUA aposta em reduzir quarentena para limitar faltas ao trabalho

“Ambas as doenças são de fácil contagiosidade. A cepa Ômicron tem uma capacidade de espalhamento muito superior às cepas anteriores”, afirmou Margateth.

Ainda segundo Dalcolmo, caso haja qualquer indício ou suspeita de qualquer um dos casos, é aconselhável que a pessoa doente realize testes para a identificação do vírus.

Outro destaque da especialista, é que não é verdade dizer que a vacina que nós estamos recebendo no Brasil, seja trivalente ou a quadrivalente, que não cobre exatamente essa subespécie Darwin, não sirva. “A vacina causa uma certa proteção cruzada, e protege sim. É melhor estar vacinado, do que não estar”, afirmou.