Para quem gosta de novidades tecnológicas, os avanços mais recentes acabam de sair este mês dos centros de pesquisa em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Ali fica o escritório e os laboratórios da Avaya, empresa especializada em desenhar, construir e administrar redes de telecomunicações, como call centers e PABX de empresas. Em seu encontro anual no quartel-general americano, a Avaya divulgou as experiências de sua maior especialidade, produtos de comando de voz, que unem telefones e computadores. Os novos aparelhos permitem, por exemplo, que se acesse por telefone os e-mails enviados ao computador. Disca-se um número, registra-se o código pessoal e uma máquina lê os textos para o dono do endereço eletrônico. Com uma ordem por telefone, o aparelho também pode procurar números na agenda gravada no computador e discar.

O carro-chefe das novas tecnologias é um produto em teste em vários países, inclusive na central da Avaya em São Paulo, no bairro do Brooklin. Trata-se de um software que permite a uma pessoa conectar seu computador de bolso diretamente à rede de telefonia da empresa. O usuário coloca um cartão com o software no aparelho, disca os números da companhia e se conecta, como se estivesse acessando um link da internet. A partir daí, todas as ligações telefônicas direcionadas ao seu ramal na empresa vão tocar diretamente no computador pessoal. Ele poderá acessar as mensagens gravadas em sua caixa postal e usar o computador portátil como um telefone. A idéia é usar os produtos em empresas que tenham, por exemplo, rede de vendedores espalhados numa grande área. ?Não faz sentido tratarmos as novas tecnologias como ficção científica, só serve se for um bom negócio.? diz Micky Tsu, gerente-geral da área de convergência da Avaya, em Nova Jersey.

Esse é o principal desafio da Avaya, empresa criada em 2000
e que fatura US$ 5 bilhões por ano. Para tornar seu negócio atraente, a Avaya busca lançamentos agressivos em novas tecnologias, mas que possam resultar em ganhos claros de produtividade às empresas. No Brasil, a Avaya trabalhou em ritmo acelerado logo depois da privatização do setor de telefonia, quando implantou mais de 90% dos call centers das novas operadoras. Ao todo, a empresa foi responsável por mais de 35 mil posições em centros de atendimento telefônico. Agora, o presidente da empresa, Vanderlei Rigatieri Júnior, tem um novo desafio: instalar novas tecnologias nos call centers e serviços já implantados em grandes empresas, inclusive com os produtos lançados em Nova Jersey. ?Num call center, já é possível selecionar as ligações e direcionar cada tipo de cliente para um atendimento diferente?. diz. Um cliente de banco pode ligar para um centro de atendimento e o telefonema ser direcionado para a mesa de seu gerente. ?O que vai fazer a diferença, daqui para a frente, é um tratamento mais personalizado da clientela?, aposta Rigatieri.