Ao apresentar sua criatura, o criador Ziraldo escreve assim: ?Ele tem o olho maior que a barriga, fogo no rabo, vento nos pés e pernas enormes que dão para abraçar o mundo?. Nada mais correto. O agitado Menino Maluquinho acaba de completar 21 anos, depois de ter corrido o mundo e virado um fenômeno de licenciamento. A International Trading Consultants (ITC), que responde pelas licenças do personagem, calcula que os produtos inspirados no famoso menino brasileiro rendam por ano US$ 9 milhões, dos quais cerca de 70% vão para o Ziraldo. ?Ele é o filho que todo pai gostaria de ter?, diz o presidente da ITC, Peter Carrero: Hoje, dez empresas exploram a marca e outras 30 esperam na fila. Ao alcançar a maioridade, portanto, não faltam comemorações. Uma campanha publicitária de US$ 350 mil da Editora Melhoramentos festejará a marca de dois milhões de exemplares do livro vendidos. Além de promover uma tiragem limitada de dez mil exemplares, em que o Menino Maluquinho aparece em alto estilo, vestido de fraque, a empresa veiculará comerciais nos horários nobres da Rede Globo.

Ele merece. Ao nascer humildemente em livro, o Menino Maluquinho não imaginava que, nos 21 anos seguintes, ganharia tamanha popularidade. O livro com o filho pródigo de Ziraldo tornou-se sucesso e foi traduzido para mais de 20 idiomas. O personagem virou tira de jornal, dois filmes (o terceiro deve acontecer em 2002), marca de biscoito e chicletes, roupa, minissérie de tevê, CD etc. Quase 1.500 artigos licenciados. Uma das últimas empresas licenciadas, a Malharia Brandili, conseguiu vender, em menos de um ano, cerca de 20 mil peças de roupas infantis. ?A coleção do Menino Maluquinho é um sucesso?, elogia o sócio Jorge Luiz Brandes.

A histórica marca de vendas do livro ganhará evento especial na X Bienal Internacional do Livro, entre 17 e 27 de maio, no Rio de Janeiro. Lá, com a ajuda do site lokau. com, será leiloado o exemplar de número 2 milhões, com renda revertida para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Solidário, o menino protagonizará campanha da instituição a ser lançada em agosto para esclarecer a população sobre a Síndrome de Down. Enfim, o Menino Maluquinho conquistou o Brasil e o mundo com sua pureza e sabedoria. Quem é que não quer ter um filho assim?