Giro

Dublin alerta sobre ‘espiral’ de violência na Irlanda do Norte

Dublin alerta sobre ‘espiral’ de violência na Irlanda do Norte

Carro da polícia diante do Parlamento da Irlanda do Norte - AFP

O primeiro-ministro irlandês Micheál Martin alertou neste sábado (10) sobre o risco de uma “espiral” de violência que ameace a paz na Irlanda do Norte, após cerca de dez dias de distúrbios em um clima de tensão pelo Brexit.

Neste sábado se comemora o 23º aniversário do acordo de paz de Sexta-feira Santa de 1998, que encerrou o conflito violento entre republicanos católicos e unionistas protestantes que deixou cerca de 3.500 mortos em três décadas.

“Temos o dever, pela geração do acordo e pelas gerações futuras, de não mergulhar em uma espiral que nos leve de volta à época sombria dos massacres e das discórdias políticas”, disse Martin em um comunicado.

“Aqueles de nós com responsabilidades políticas devemos desempenhar nosso papel e garantir que isso não aconteça”, pediu.

Há vários dias, a Irlanda do Norte, uma das quatro nações do Reino Unido, registra distúrbios sem precedentes em vários anos.

A violência se concentra principalmente nas zonas unionistas de maioria protestante, onde as consequências da saída da União Europeia (UE) alimentam um sentimento de traição e de amargura.

+ Jaguar Land Rover: a luta contra a falta de confiança dos consumidores

Dezenas de policiais ficaram feridos.

Na sexta-feira, os unionistas pediram o fim dos protestos por “respeito à rainha e à família real” após a morte do esposo de Elizabeth II, o príncipe Philip, aos 99 anos.

No entanto, na sexta-feira à noite foram registrados confrontos, apesar de menor intensidade do que no início da semana.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel