Para combater o calor que chega a atingir 50º C, o governo de Dubai fechou uma parceria para descobrir formas para criar chuvas artificiais. Desde o começo do ano, o Centro Nacional de Meteorologia (NCM) dos Emirados Árabes Unidos já induziram 126 chuvas com a ajuda de drones.

A ideia consiste em dar choques elétricos nas gotículas de água das nuvens para estimular as precipitações. O sucesso foi compartilhado na rede social do NCM no último domingo (18), quando quatro drones de quase dois metros, durante 40 minutos de operação, foram responsáveis pela tempestade.

+ Tufão In-Fa atinge o leste da China após inundações devastadoras

+ Reflorestamento em Brumadinho usa técnicas inéditas, mas só atingiu 1%

O país é um dos mais áridos do mundo, com média de chuva anual perto 100 milímetros – o sertão nordestino, por exemplo, tem uma média de 700 milímetros por ano. Com a nova tecnologia, houve temporais em todo o país no mês de julho.

Para isso, calcula-se que foram investidos US$ 1,5 milhão em parceria com pesquisadores ingleses das universidades de Bath e Reading. A pesquisa científica foi publicada em janeiro deste ano.

“O que estamos tentando fazer é tornar as gotículas dentro das nuvens grandes o suficiente para que, quando caírem da nuvem, sobrevivam à superfície (e não evaporem)”, disse a pesquisadora Keri Nicoll à CNN internacional em maio deste ano.