Drones do iFood têm autorização da Anac para fazer entregas; veja como vai funcionar

iFood tem autorização para utilizar o drone para realizar entregas com cargas de até 2,5 kg (Crédito: Ludmila Pizarro)
Autorizado na última sexta-feira (21) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o iFood é a primeira empresa brasileira a usar drones em serviços de entrega. A permissão, porém, é restrita ao DLV-1 NEO, que deve respeitar margens de segurança determinadas.
A agência autorizou a fabricante Speedbird Aero a realizar as entregas, a primeira autorização para operação comercial de uma aeronave não tripulada. As entregas podem ser feitas em raios de 3 km, com cargas de até 2,5 kg, mas não chegará à casa dos clientes. As entregas serão realizadas em portos específicos para drones. A comida então será recolhida e entregue por um entregador.
+ ANAC dá primeira autorização para entrega comercial usando drones
+ iFood pretende ampliar área de entrega com drone após autorização da Anac
O drone é programado para seguir automaticamente um percurso pré-estabelecido, sem precisar de interferência humana, a partir da rede de conexão 4G. De acordo com o UOL, o drone possui 1,5 metro de altura, 1,2 metro de largura, é equipado com dois aparelhos GPS, um paraquedas de emergência e pode chegar a 32 km/h, a 60 metros de altura.
Entre as medidas de segurança obrigatórias estão não sobrevoar pessoas, manter distância de possíveis fontes de interferência eletromagnética, observar alturas máximas e mínimas de operação e as condições meteorológicas.
Segundo a Anac, a experiência deve permitir novas ferramentas e soluções tecnológicas para operações mais avançadas no futuro, com menos restrições e elevado padrão de segurança.
Veja também
- + Veja os 8 sintomas da Ômicron em pessoas vacinadas
- + Bruna Lombardi posta foto seminua e reflete sobre intimidade
- + 7 dicas para aumentar a restituição do seu Imposto de Renda
- + Jovem é internado na UTI após desenvolver condição pulmonar rara ao se masturbar
- + Novo RG: quanto tempo você tem para providenciar o documento
- + 10 carros com tração dianteira divertidos de guiar
- + Filha de Ana Maria Braga exibe vida simples no interior de SP
- + Chay Suede vira piada nas redes sociais com foto de ‘feijoada gourmet’
- + Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
- + Veja quais foram os carros mais roubados em SP
- + Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
Tópicos
aeronaves não tripuladas alcance do delivery Anac Aracaju autorização autorização para entregas comerciais com drone Barra dos Coqueiros capital de Sergipe CEO da Speedbird Aero consumidores delivery drone drones EFICÁCIA eficiência das entregas entrega realizada por drone entregadores entregas autorizadas entregas de delivery entregas de delivery por meio de drones Fernando Martins fornecer e operar as aeronaves não tripuladas head de logística e inovação no iFood iFood iFood começa a fazer entrega com drones inovação logística de entrega de produtos Manoel Coelho modais não poluentes nordeste nova experiência novos modelos parceira do iFood redução da emissão de CO2 redução de tempo restaurantes rio Sergipe rota de entrega segurança shopping Riomar soluções tecnológicas Speedbird Aero tempo de entrega via terrestre