A gestão do estoque do Grupo Lego, que já tem alta tecnologia de logística envolvida, agora tem ajuda de drone. Com o equipamento, a DHL Supply Chain, responsável pelo trabalho, usa o equipamento para conferência semiautomática dos produtos armazenados no Centro de Distribuição (CD) em Louveira, interior de São Paulo. Segundo a companhia, além de tornar mais segura e precisa a verificação de estoque, a inovação tornou o processo até 96% mais ágil.

Por meio de um tablet, um operador habilitado pilota o drone pelas estruturas da área de armazenagem, escaneia com um laser os códigos de barras e tira fotos. Confere e atualiza os produtos, alimentando o sistema que faz a gestão do inbound (recepção dos produtos) e o outbound (expedição para entrega).

Esse processo dispensa o uso de empilhadeiras e evita que colaboradores tenham que subir em alguma estrutura para acessar os espaços mais altos para a contagem.

O projeto tem se mostrado efetivo e será levado para mais dois de seus CDs no Brasil e também para operações do Grupo Lego em outros países.

(Nota publicada na edição 1230 da Revista Dinheiro)