Pesquisadores alemães criaram um drone capaz de localizar humanos através de gritos. A equipe do Fraunhofer Institute for Communication afirma que se trata de um veículo pensado para auxiliar equipes de socorro nas situações de emergência em que é necessário procurar por sobreviventes, como acontece, por exemplo, depois de um desastre natural.

“Os drones podem cobrir largas áreas em períodos mais curtos do que as equipes de salvamento ou os cães de resgate que, normalmente, são colocados no terreno”, explicou Macarena Varela, uma das engenheiras responsáveis pelo projeto, em conversa com o The Washington Post. “Se um edifício colapsar, o drone pode alertar e apoiar a equipe humana porque consegue chegar a zonas que as pessoas não conseguem”, disse.

+ Israel testa laser aéreo para abater drones e ‘outras ameaças’

Para que o drone conseguisse distinguir o som de um grito humano, os pesquisadores começaram por gravar os seus próprios gritos, bem como outros sons que as pessoas fazem quando pedem ajuda. Os áudios foram depois utilizados para treinar o algoritmo de inteligência artificial, que aprendeu a distinguir os pedidos de ajuda de um humano de outros ruídos que, num contexto de salvamento, poderiam enganar o sistema.

Os microfones que equipam o drone são semelhantes aos que se encontram na maioria dos smartphones top de linha – o grupo justifica com o fato de querer manter o veículo leve e ágil.

Varela confirmou que o drone foi exaustivamente testado em campo aberto. Os resultados foram positivos, uma vez que os “alvos” foram tendencialmente descobertos numa questão de segundos.

Os pesquisadores foram já abordados por várias organizações que demonstraram interesse em celebrar uma parceria com o instituto alemão para a utilização deste drone em situações reais.