Doses de reforço podem reduzir internações por Covid-19 na Europa em até 800 mil, diz UE

Seringas com doses de vacinas contra Covid-19 em centro de vacinação na Basileia, na Suíça (Crédito: REUTERS/Arnd Wiegmann)
BRUXELAS (Reuters) – Doses de reforço de uma vacina contra a Covid-19 poderiam reduzir as futuras internações causadas pela doença na Europa em pelo menos meio milhão, disse na quinta-feira a agência de saúde pública da União Europeia, mesmo com a disseminação da variante Ômicron do coronavírus a um ritmo sem precedentes.
“A atual adoção de uma dose de reforço alcançada no início de janeiro pode reduzir as futuras hospitalizações pela Ômicron em entre 500.000 e 800.000” na Europa, disse o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC).
+ Pfizer antecipa entrega de doses da vacina pediátrica contra covid-19
+ Brasil chega a 69,29% da população com vacinação completa contra a covid-19
Os números abrangem os 27 países que compõem a UE mais Noruega, Islândia e Liechtenstein.
Atualmente, cerca de 70% da população da UE de 450 milhões de pessoas foi totalmente vacinada e metade recebeu uma dose de reforço.
“A ampliação do programa de reforço a todos os indivíduos anteriormente vacinados poderia reduzir as admissões em mais entre 300.000 e 500.000”, disse o ECDC.
Embora os casos da variante Ômicron na Europa estejam aumentando a uma velocidade sem precedentes, com taxas de infecção três vezes mais altas que no pico mais alto até agora, muitos países podem já estar em um ponto de inflexão, disse a UE.
“Enquanto em alguns Estados-membros, o pico da infecção parece ter sido atingido recentemente, a pandemia ainda não terminou”, acrescentou a comissária de Saúde da UE, Stella Kyriakides.
(Reportagem de Francesco Guarascio)
Veja também
Tópicos
aceleração da vacinação Anticovid AstraZeneca chefe da Aliança para Vacinas conter a covid coronavac coronavírus COVAX covid Covid-19 custos desperdício distribuir as vacinas doadores dose de reforço doses doses anticovid doses de reforço doses do imunizante doses ofertadas doses sejam usadas rapidamente equidade Europa evitar o desperdício falta de equidade falta de equidade em termos de vacinas financiar as doses do imunizante financiar vacinas Fiocruz imunizante imunizantes injetadas com segurança internações internações por covid Janssen menor renda metade da população mundial ainda não foi vacinada novas variantes OMS países de menor renda países pobres pandemia Pfizer pilares da Covax pilares da Covax com a OMS população população mundial Qual é o intervalo para tomar a terceira dose? quarta dose quem pode tomar a terceira dose? renda riscos da pandemia SARS-CoV-2 seguros seringas Seth Berkley sistema internacional Covax Tedros Adhanom Ghebreyesus terceira dose terceira dose pfizer terceira dose sintomas transporte União Europeia Unicef vacina vacina dose de reforço vacinação vacinas vacinas contra a covid-19 vamos ter quarta dose? variantes