Ciência

Dose de reforço da CoronaVac reverte queda de anticorpos contra Delta, diz estudo

Crédito: REUTERS/Thomas Peter

Funcionário na fábrica da Sinovac em Pequim (Crédito: REUTERS/Thomas Peter)

PEQUIM (Reuters) – Uma dose de reforço da CoronaVac, vacina contra Covid-19 do laboratório chinês Sinovac, reverteu a queda nas atividades de anticorpos contra a variante Delta do coronavírus, mostrou um estudo, amenizando as preocupações sobre a resposta de longo prazo do imunizante contra a altamente contagiosa variante.

O estudo vem em meio a preocupações sobre a eficácia da vacina chinesa, que no Brasil é envasada pelo Instituto Butantan, contra a Delta, que se tornou a variante dominante globalmente e está impulsionando uma alta nas infecções mesmo nos países onde a vacinação está mais avançada.

+ Rio de Janeiro vacina hoje pessoas com 25 anos ou mais contra covid-19

Vários países que dependeram fortemente da CoronaVac em suas campanhas de imunização começaram a aplicar doses de reforço com outras vacinas, desenvolvidas por laboratórios ocidentais, em pessoas que foram completamente vacinadas com o imunizante chinês.



A atividade de anticorpos neutralizantes contra a Delta não foi detectada em amostras retiradas de pessoas que receberam a vacina após seis meses da segunda dose, de acordo com o estudo publicado no domingo, ainda sem revisão de outros cientistas independentes.

Mas aqueles que receberam doses de reforço mostraram potência neutralizadora mais que 2,5 vezes superior contra a Delta cerca de quatro semanas após a terceira dose, comparado com o nível registrado cerca de quatro semanas depois da segunda aplicação, disseram pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências, da Sinovac e de outras instituições chinesas, segundo o relatório do estudo.

Eles não discutiram como as mudanças na atividade de anticorpos afetam especificamente a eficácia da CoronaVac para prevenir que pessoas adoeçam por causa da variante.

O estudo em laboratório envolveu amostras de 66 participantes, incluindo 38 voluntários que receberam duas ou três doses da vacina.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) planeja entregar cerca de 100 milhões de doses das vacinas contra Covid-19 da Sinovac e da Sinopharm até o final deste mês principalmente para países da África e da Ásia, na primeira entrega de vacinas chinesas contra a Covid-19 a ser realizada pela entidade.

Mas alguns países rejeitaram receber essas vacinas, alegando a falta de dados sobre a eficácia delas contra a Delta.

Segundo a Sinovac, cerca de 1,8 bilhão de doses da CoronaVac foram distribuídas globalmente, incluindo na China, até o final de agosto.

(Reportagem de Roxanne Liu e Ryan Woo)

((Tradução Redação São Paulo, 5511 56447759)) REUTERS ES

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH850E9-BASEIMAGE

Veja também
+ Como podcasts podem ajudar na educação financeira do brasileiro
+ Mistério: mulher descobre que não é a mãe biológica de seus próprios filhos
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km

Tópicos

3 dose coronavac 3 dose coronavac sp 3a dose coronavac Anvisa anvisa coronavac Anvisa doses CoronaVac anvisa proibe coronavac anvisa suspende coronavac astrazenca sintomáticos astrazeneca coágulos astrazeneca eficácia astrazeneca vacina vencida bula coronavac Butantã corona vac coronavac coronavac 3ª dose coronavac aceita na europa coronavac da sono coronavac é aceita na europa? coronavac é eficaz contra variante delta coronavac quantos dias para beber coronavírus coronavírus Brasil Covid-19 doses diferentes efeito colateral coronavac ESTADÃO janssen janela de imunização janssen período de proteção janssen precisa de mais uma doze lotes coronavac o que é resposta imune? Onde vacinar Covid SP? países que aceitam coronavac pandemia balanço brasil pandemia balanço mundo pfizer 3ª dose por que anvisa proibe coronavac pra que tomar 3ª dose? Qual é o intervalo da vacina contra covid-19 da AstraZeneca? Qual vacina contra Covid-19 pode ser aplicada em adolescentes? qual vacina precisa de 3ª dose? qual vacina precisa dose de reforço Qual vacina protege contra variante delta? Qual vacina protege contra variante indiana? Quando começa a vacinação para 12 anos? quem tomou coronavac pode tomar pfizer r7 reacao coronavac reacoes coronavac reacoes da vacina coronavac resposta imune Delta Plus resposta imune variante delta resposta imune variante Gamma Sinovac sinovac é coronavac sintomas da vacina coronavac tomei coronavac posso viajar Updated vacina vacina 3ª dose vacina butantan é coronavac vacina coronavac proibição vacinação balanço brasil vacinação cruzada vacinação intercambiável vacinação trocada vacinas balanço 2021 vacinas sobrepostas variante delta brasil variante delta disseminação variante delta OMS variante delta países