O comandante da Polícia Militar Aleksander Lacerda foi afastado pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), após postagens em rede social defendendo protestos a favor do presidente Jair Bolsonaro e atacando o Supremo Tribunal Federal (STF).

Lacerda era responsável pelo Comando de Policiamento do Interior (CPI)7, em Sorocaba, e o afastamento foi confirmado por Doria na manhã desta segunda-feira (23) em entrevista à rádio CBN.

+ Bolsonaro sanciona LDO de 2022 e veta fundo de financiamento eleitoral

Segundo reportagem do Estadão, nas postagens Aleksander ainda criticou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, por não atender o pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, feito por Bolsonaro na semana passada, e mirou seu desacordo político em Doria e no novo secretário do governo paulista, Rodrigo Maia.

A decisão do governador foi apoiada no regulamento da corporação, que proíbe os policiais de manifestarem ou promoverem atos político-partidários. Na entrevista, Doria afirmou que o coronel adotou postura de indisciplina e disse que seu governo não vai admitir comportamento deste tipo dentro da Corporação Militar.