Geral

Doodle do Google marca começo do inverno menos intenso nesta segunda (21)

Crédito: Reprodução/Google

"Doodle" ilustra início do inverno na barra de pesquisas do Google (Crédito: Reprodução/Google)

A estação mais fria e seca do ano começou à 0h32 (de Brasília) desta segunda-feira (21), quando ocorre o solstício de inverno, em que o sol atinge a maior distância angular em relação ao hemisfério sul. A data foi celebrada pelos famosos “doodles” que ilustram a barra de pesquisa do Google.

A previsão para a estação, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de frentes frias menos intensas e poucas chuvas na maior parte do País, principalmente Sudeste, Centro-Oeste e parte das regiões Norte e Nordeste. A falta de precipitação preocupa pois tende a favorecer a incidência de queimadas e incêndios florestais. O aumento de doenças respiratórias, devido à baixa umidade do ar, também é fonte de preocupação, sobretudo no momento em que a taxa de infectados diariamente por Covid-19 volta a subir.

+ ONU alerta que seca pode ser “a próxima pandemia”

+ Na crise hídrica, Petrobras importa mais para elevar oferta de gás natural em 36%



Além disso, os baixos índices pluviométricos devem agravar o baixo nível de água nos reservatórios hídricos de parte do país. O Inmet aponta que os estados que compõem a bacia hidrográfica do Rio Paraná – Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e São Paulo – já registram chuvas abaixo da média desde 2020.

“Neste ano, a situação de escassez de chuvas na bacia do Rio Paraná foi mais extrema em relação aos anos de 2018 e 2019, principalmente nos dois últimos meses (abril e maio)”, informa o Inmet, em nota.

O instituto informa também que devem ocorrer temperaturas abaixo da média no leste de Santa Catarina e Paraná, com grande possibilidade de geada. No Sudeste, as temperaturas devem permanecer acima da média, além de seco, como no Centro-Oeste. No Nordeste as temperaturas devem mudar pouco, embora também exista a previsão de poucas chuvas, com exceção do litoral. No Norte, o início do inverno deve ser marcado por chuvas e temperatura elevada. O inverno termina apenas em 22 de setembro, às 16h21, quando o equinócio marcará o início do outono.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago