O blog do Twitter anunciou um comunicado informando a suspensão permanentemente da conta de Donald Trump. “Depois de uma avaliação detalhada aos recentes tweets da conta @realDonaldTrump e do contexto em torno deles – sobretudo como eles estão a ser recebidos e interpretados dentro e fora do Twitter – suspendemos permanentemente a conta devido ao risco de mais incitação à violência”, pode ler-se no comunicado.

+ PSOL vai ao STF para questionar se Bolsonaro quer reeditar ato pró-Trump

A rede social já tinha eliminado vários ‘tweets’ de Trump, que tem repetidamente contestado a legalidade das eleições presidências e suspendeu a sua conta por 12 horas, tendo-a reativado na quinta-feira. O Facebook e outras redes sociais também suspenderam por tempo indefinido o perfil de Trump.

“O presidente americano será suspenso do Facebook e Instagram indefinidamente e pelo menos até o final de seu mandato”, disse Mark Zuckerberg, como consequência de seu apoio aos manifestantes que invadiram o Capitólio dos Estados Unidos na quarta-feira .

O presidente dos Estados Unidos foi inicialmente suspenso da rede social por 24 horas, como resultado de duas postagens compartilhadas na plataforma em que apareceu para elogiar as ações dos desordeiros.

Em uma postagem no Facebook na quinta-feira, Zuckerberg disse que a suspensão duraria muito mais tempo. “Os eventos chocantes das últimas 24 horas demonstram claramente que o presidente Donald Trump pretende usar seu tempo restante no cargo para minar a transição pacífica e legal de poder para seu sucessor eleito, Joe Biden”, escreveu o presidente-executivo do Facebook.