Donald Trump anunciará nesta sexta-feira às 12H45 (16H45 GMT) sua estratégia sobre o Irã e sua decisão sobre o acordo histórico de 2015 relativo ao programa nuclear de Teerã, anunciou a Casa Branca nesta quinta-feira.

Tudo indica que o presidente se negará a “certificar” de novo que o acordo está de acordo com o interesse nacional dos Estados Unidos. Mas altos funcionários americanos insistiram que uma “não-certificação” não significaria o fim imediato do texto, já que corresponderia ao Congresso americano decidir voltar a impôr as sanções suspensas em 2015.

A lei obriga o presidente a “certificar” ou não, no Congresso a cada 90 dias que Teerã respeita o acordo e que este é do interesse dos Estados Unidos. Tudo indica que desta vez, o magnata republicano se negará a “certificá-lo”.

“É o pior acordo”, disse o presidente na quarta-feira, criticando “a fraqueza” do governo democrata de Barack Obama frente a Teerã.

Os defensores do acordo com o Irã argumentam que não há evidências de que Teerã o esteja violando, o que significa que é o melhor modo de evitar que o Irã tenha uma arma nuclear.