A Waymo, unidade de veículos autônomos da Alphabet, empresa dona do Google, lançou um serviço de transporte com carros autônomos – que se guia sozinho sem motorista humano. Batizado de Waymo One, a empresa iniciou o serviço na semana passada para o público geral do Arizona, nos Estados Unidos.

O projeto funciona da mesma maneira que aplicativos como Uber, 99 e Cabify, com pagamento direto pela plataforma com cartão de crédito. Basta apenas baixar o aplicativo, disponível no Google Play e na App Store, e fazer o processo de cadastro.

+ Google Chat vai substituir o Hangouts a partir do ano que vem e será gratuito
+ Uber vence ação na justiça e pode continuar operando em Londres

Desde 2018, Waymo testa o serviço nas ruas, operando minivans autônomas que contavam com o apoio de motoristas de segurança e com uma pequena base de usuários de cerca de mil clientes.

“Com o tempo, à medida que melhoramos a capacidade de nosso piloto Waymo, aumentamos o escopo e a quantidade de nossas operações, com 5% a 10% de nossas viagens em 2020 totalmente sem motorista para nosso grupo exclusivo de primeiros pilotos”, explicou o CEO da Waymo One, John Krafcik, em nota divulgada no blog da empresa.

O executivo disse ainda que, no curto prazo, 100% das viagens serão totalmente sem motoristas. O objetivo da empresa é popularizar esse serviço e aumentar a disponibilidade para atender à demanda que deve crescer.