Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) – A investidora de marcas de varejo com ênfase no comércio eletrônico Merama anunciou nesta quarta-feira que recebeu um investimento de 160 milhões de dólares

Criada em dezembro passado, a Merama compra o controle de marcas menores de varejo de segmentos como esportes, cosméticos, eletrônicos, pet e bebê. Em seguida, injeta capital para escalar os negócios, conectando-os a grandes marketplaces como de Mercado Livre, Amazon, B2W, Magazine Luiza e Via Varejo.

“Assim, conseguimos expandir canais de venda, otimizar marketing digital e dos custos e obter sinergias operacionais com automatização de processos e padronização de fornecedores”, disse à Reuters Guilherme Nosralla, cofundador da Merama.

Os sócios do negócio estimam que em conjunto as marcas do grupo venderão cerca de 100 milhões de dólares neste ano, um crescimento de 50% sobre 2020, em bases comparáveis.

Com sedes em São Paulo e na Cidade do México, a Merama pretende escalar o modelo, incluindo internacionalização, para ser a maior dona de marcas da América Latina.

“Temos a equipe e os fundos necessários para tornar isso realidade”, afirmou Renato Andrade, também cofundador da companhia, que atualmente tem uma equipe de cerca de 40 pessoas.

A rodada, que consiste de 60 milhões de dólares de investimento e 100 milhões de linha de crédito, inclui os fundos de capital de risco Monashees, Valor Capital, Balderton e Maya Capital, além de fundadores e executivos ligados a empresas como MadeiraMadeira, Rappi, iFood e Loggi.

(Edição Alberto Alerigi Jr.)

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