Por 14 anos ela se chamou Domno Importadora. Desde a quarta-feira (2), passou a ser Domno Wines. A mudança, como afirmou o diretor da empresa, Jones Valduga, não se restringe ao nome. O objetivo é atender aos novos hábitos de consumo de vinho dos brasileiros — que estão mudando em velocidade inédita. Segundo ele, que acumula o cargo de superintendente do Grupo Famiglia Valduga, até pouco tempo os consumidores de vinho importado eram adultos mais maduros, conhecedores do assunto, apreciadores de alta gastronomia e com um estilo de vida mais requintado. “Ainda temos esse perfil, mas percebemos a chegada de novos apreciadores, principalmente da geração Z, gente mais curiosa e aberta a experiências”, disse. Ele cita entre os fatores que comprovam essa mudança o crescimento da seção de vinhos nos supermercados, além da explosão das vendas on-line desde o início da pandemia.

Ainda que já se beneficie do e-commerce próprio do grupo, a Domno Wines tem como premissa investir em tecnologia para facilitar as compras digitais. Entre as novidades está um canal em que o consumidor pode tirar as principais dúvidas na hora de comprar pelo whatsapp. O atendimento é feito por consultoras especializadas. “Nosso objetivo é dialogar com os dois públicos”, disse o empresário de 38 anos. “Nesta nova fase, queremos proporcionar experiências que vão além da taça.”

Filho de João Valduga, enólogo responsável por modernizar uma das vinícolas mais prestigiadas do Brasil, o atual diretor da Domno Wines vivenciou de perto o desenvolvimento dos negócios da família. Agora, seu desafio é unificar a gestão das diversas empresas do grupo que atua na produção, importação, enoturismo e uma fábrica de sucos, balsâmicos e geleias, a Casa Madeira. Sob o comando de Jones Valduga, além da Domno Wines, está a Ponto Nero, dedicada à produção de espumantes pelo método charmat e que em 2021 vendeu 950 mil garrafas — cerca de um terço do total vendido pelo grupo.