O ex-primeiro-ministro francês Dominique de Villepin, provável aspirante às eleições presidenciais de 2012 e inimigo do presidente francês Nicolas Sarkozy, anunciou formalmente nesta quinta-feira a criação de um movimento político “livre e independente”.

“Decidi criar um movimento político livre e independente, aberto a todos, acima das divisões partidárias para servir à república e servir à França”, afirmou Villepin, quatro dias depois da derrota da direita nas eleições regionais francesas.

Villepin, de 56 anos, até então da União para um Movimiento Popular (UMP, direita, no poder) se declarou “incomodado pela política conduzida hoje em dia pela maioria”.

Apesar de não citar Sarkozy em nenhum momento de sua intervenção à imprensa, criticou a política desenvolvida por ele desde 2007.

Ao analisar a derrota da direita nas regionais, Villepin, que foi ministro e chefe de Governo de Jacques Chirac (1995-2007), considerou que o resultado reflete “o fracaso de uma estratégia e o fracasso de uma política”.

No domingo, após a derrota da direita governista nas eleições regionais francesas, o ex-premier francês (2005 e 2007) anunciou que criaria um “novo partido político”.

swi-gc/cn/fp