O Governo de São Paulo promove neste domingo (27) o “Domingão da Vacinação” para a imunização de crianças, adultos e idosos contra a Covid-19. Os idosos acima de 80 anos poderão se vacinar contra a gripe.

A ação busca ampliar a imunização das crianças de 5 a 11 anos de idade, principalmente com a segunda dose contra a Covid-19. No estado, 76% do público infantil já tomou a primeira dose, mas apenas 36% receberam as duas doses e completou a imunização. Segundo o governo do estado, cerca de 800 mil crianças já poderiam ter recebido a segunda dose.

Uma pesquisa da Fundação Seade aponta que 34% dos pais e responsáveis afirmaram que não levaram os filhos para vacinar por falta de tempo.

O governo destaca a importância da vacinação de adultos com a terceira dose, além da aplicação da segunda dose nos faltosos. “Também é uma oportunidade para os idosos acima de 80 anos tomarem a quarta dose. Além da dose contra Covid-19, estes mesmos idosos poderão na mesma oportunidade tomar a vacina contra a influenza”, informou, em nota, o governo de São Paulo.

Butantan inaugura nova fábrica de vacinas em São Paulo

A Secretaria de Estado informou que disponibilizará R$ 5,5 milhões em etapas diárias para os profissionais de saúde de 645 municípios para que todos possam abrir suas unidades e ter equipe completa para a vacinação da população.

“O Domingão da Vacinação é uma oportunidade para que toda a família possa tomar a sua dose. Os municípios terão ações especiais para a aplicação da segunda dose nos faltosos, além de ampliar a cobertura vacinal da terceira e quarta dose de Covid-19. Fundamental que os idosos acima de 80 anos também possam se vacinar contra a gripe”, destaca a Coordenadora do Plano Estadual de Imunização, Regiane de Paula.

Antecipação da vacinação contra a Gripe

O governo do estado antecipa em uma semana a campanha de vacinação contra a gripe. Os idosos acima dos 80 anos poderão receber a vacina contra a Influenza já a partir deste domingo (27) durante o “Domingão da Vacinação”.

“Os idosos acima de 80 anos que forem aos postos receber a quarta dose da vacina contra a COVID-19, poderão receber simultaneamente a vacina contra a gripe de forma segura”, informou o governo.

A vacina contra a influenza é trivalente e 100% produzida no Butantan, composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos localizados no final do ano passado.