Finanças

Dólar reduz alta com realização, mas mantém Fed, Copom e Precatórios no radar

O dólar desacelera a alta intradia e estava cotado a R$ 5,6835 (avanço de 0,07%) há pouco. O economista-chefe da Ativa Investimentos, Étore Sanchez, diz que o mercado de câmbio está volátil em meio à falta de um condutor forte de negócios hoje.



Sanchez afirma que o dólar passou a subir em meio ao avanço dos juros dos Treasuries e do índice DXY, que compara o dólar ante seis divisas fortes, à medida que os investidores estão focados na perspectiva de que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) acelere o ritmo do tapering das compras de bônus em 2022, após a última reunião de política monetária deste ano, que acontece na semana que vem, no dia 15.

Aqui, segundo ele, o mercado de câmbio espera a promulgação da PEC dos Precatórios, que trava a votação de um Orçamento crível para 2022, dificultando a execução orçamentária no começo do próximo ano, além de estar no radar a definição sobre o fundo eleitoral em meio à articulações no Congresso para derrubar o veto do presidente ao fundo eleitoral, liberando mais recursos para os gastos com as campanhas eleitorais no próximo ano.

A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) nesta semana bem como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de novembro estão no radar também, afirma. Para o economista, a queda inicial do dólar pode estar associada a uma realização de lucros, após alta de 1,50% na semana passada.

Na China, segundo ele, a liberação de compulsório representa mais liquidez de curto prazo para evitar gargalos internos no país, como a falta de recursos no sistema financeiro, tendo pouco impacto sobre moedas emergentes.

+ O economista Paulo Gala revela os caminhos para investir bem em 2022



Houve alívio mais cedo, ele diz, diante dos sinais de que a variante Ômicron do coronavírus não é tão letal para pessoas já vacinadas.


Saiba mais
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ Andressa Urach pede dinheiro na internet: ‘Me ajudem a pagar a fatura do meu cartão’
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto

Tópicos

dólar