O dólar caiu ante o iene nesta quarta-feira,8, em meio a incertezas econômicas e políticas nos Estados Unidos e na Europa, que fizeram com que investidores migrassem para ativos considerados seguros.

No fim da tarde em Nova York, o dólar caía para 112,10 ienes, de 112,30 ienes na tarde de ontem e o euro caiu levemente para US$ 1,0691 de 1,0693. O iene é visto com um refúgio para investidores em busca de segurança.

Já o euro se vê prejudicado pela perspectiva de que a líder de extrema-direita, Marine Le Pen, saia vitoriosa das eleições francesas. Le Pen tem uma visão notadamente eurocética e quer tirar o seu país da União Europeia, o que pode ameaçar a moeda comum.

“Se é o risco representado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, ou as tensões na zona do euro com a corrida presidencial francesa, ainda há uma noção clara de que os mercados podem ver facilmente um grande choque político nos meses que estão por vir”, disse o Credit Suisse em nota.

O dólar tem perdido força desde o começo do ano, em meio a incertezas acerca dos planos de Trump para aumento de estímulos na economia e reforma fiscal.

“Temos que começar a ver mais notícias concretas sobre reforma fiscal para que o rali do dólar volte a acontecer”, disse Alessio de Longis, da OppenheimerFunds.

(Com informações da Dow Jones Newswires)