O dólar caiu ante o iene nesta terça-feira, 6, com investidores privilegiando a moeda do Japão antes de importantes eventos políticos nesta semana. Outra moeda desejada nesse contexto de maior busca por segurança, o franco suíço também se fortaleceu, como o iene.

No fim da tarde em Nova York, o dólar caía a 109,41 ienes e o euro avançava a US$ 1,1278.

O dólar bateu mínima desde abril ante o iene, com a maior cautela nos mercados. Na quinta-feira, haverá eleições gerais no Reino Unido, decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) e o depoimento no Congresso americano de James Comey, ex-diretor do FBI que deve tratar da suposta interferência russa na corrida presidencial dos EUA no ano passado.

Em relação às eleições britânicas, algumas pesquisas mostram que diminui a vantagem do partido da premiê Theresa May, o Conservador. Caso isso se confirme, o panorama será mais complexo para as discussões sobre a saída do Reino Unido da União Europeia, o chamado Brexit.

“As pessoas estão se protegendo antes da quinta-feira, apenas para o caso de haver algo inesperado”, afirmou Brad Bechtel, estrategista de câmbio do Jefferies Group.

A libra, por sua vez, oscilou perto da estabilidade ante o dólar, enquanto o euro avançou.