Os preços do ouro fecharam em baixa nesta terça-feira, 20, diante da valorização acentuada do dólar. A baixa, porém, foi limitada devido ao aumento da busca por segurança diante da forte desvalorização nos mercados acionários.

O ouro para dezembro fechou em baixa de 0,33%, a US$ 1.221,20 a onça-troy, na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex).

Durante a tarde, o índice do dólar DXY – que mensura a moeda americana em relação a uma cesta de outras seis moedas fores – subia com força. Metais como ouro e cobre são precificados em dólares e se tornam mais caros para outros detentores de moeda quando o dólar sobe.

De acordo com analistas, os preços do ouro encontraram algum apoio na queda acentuada das ações. Na segunda-feira, as bolsas americanas tiveram uma nova rodada de fortes perdas, lideradas pelo setor de tecnologia. O mau humor se estendeu para o dia de hoje, impactando também a Ásia e bolsas europeias, com os índices de Wall Street apagando os ganhos de 2018.

As reservas de ouro dos bancos centrais do Casaquistão, Turquia e Malásia, entre outros países, subiram em outubro, com as instituições monetárias desses países tirando proveito dos preços mais baixos do ouro em relação ao primeiro semestre do ano e queda dos mercados acionários, observou Colin Hamilton, diretor-gerente de pesquisa de commodities da BMO Capital Markets. Fonte: Dow Jones Newswires.