Poucos fenômenos são tão intimamente associados quanto o preço do dólar e a felicidade dos turistas. Um levantamento realizado na última semana pela CVC, maior operadora de viagens da América Latina, junto a clientes de 1,3 mil lojas franqueadas e mais de 6,5 mil agências parceiras, constatou que a queda do dólar está deixando o brasileiro mais confiante e disposto a viajar. Depois que a moeda americana baixou para a casa de R$ 3,75, houve um aumento de 10% no número de orçamentos para destinos internacionais para o segundo semestre, segundo a empresa. “Historicamente, a oscilação do dólar não desencoraja os brasileiros a tirar férias, mas força os turistas a adaptar a viagem ao orçamento mais curto”, afirma o diretor-geral da CVC, Emerson Belan. “Muitos trocam o destino dos sonhos pelo destino que cabe no bolso”, diz. Para pegar carona nessa onda, a empresa vai retomar a estratégia de “câmbio reduzido”, oferecendo uma cotação ainda menor que a do mercado: R$ 3,49, para compra de pacotes para EUA, Caribe e América do Sul. “São estratégias para estimular os consumidores a voltarem a planejar suas viagens com maior antecedência.”

(Nota publicada na Edição 1131 da Revista Dinheiro)