Finanças

Dólar dispara com clima político e chega a R$ 5,86

Crédito: Pixabay

O clima político do Brasil está movimentando a escalada do Dólar (Crédito: Pixabay)

Refletindo o descompasso político no País, o dólar segue em aceleração na manhã desta terça-feira (9). Às 10h30 a moeda norte-americana atingiu os R$ 5,8608 em alta de 1,44%.

+ Estrangeiro reduz posição ‘vendida’ em taxa de juro futuro
+ PEC do auxílio emergencial começa a ser discutida na Câmara nesta terça (9)

Dois temas chamam a atenção do mercado: a votação da PEC Emergencial na Câmara dos Deputados nesta semana e os desdobramentos da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, que anulou as condenações do ex-presidente Lula na Operação Lava Jato.

A votação final da PEC emergencial é esperada para esta quarta-feira (10). Para atender às demandas da bancada da bala, o presidente Jair Bolsonaro negocia com deputados a desidratação da proposta para livrar categorias como policiais civis e militares do congelamento de salários previsto na PEC como gatilho para contenção de gastos em caso de emergência fiscal. O texto dará ao governo a possibilidade de retomar os pagamentos do auxílio emergencial.

De acordo com Bolsonaro, três dispositivos poderão ser retirados e dar origem a uma PEC paralela. Há risco de que mudanças no texto possam atrasar a tramitação e a liberação do auxílio emergencial.

No caso de Lula, a Procuradoria-Geral da República (PGR) vai recorrer da decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), de anular as condenações do ex-presidente. O ministro, relator dos casos da Lava Jato no Supremo, afirmou que vai encaminhar o recurso da PGR para apreciação do plenário.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel