Finanças

Dólar cai levemente ante iene em dia de PIB e inflação do PCE nos EUA

O dólar caiu levemente em relação a iene nesta quinta-feira, 30, em mais uma sessão de aprofundamento da porção invertida da curva de juros dos Treasuries e de uma revisão para baixo da inflação medida pelo índice de preços de gastos com consumo (PCE) nos Estados Unidos. Mas a sessão cambial foi, em geral, pouco movimentada, com o euro operando próximo à estabilidade contra a moeda americana.

Perto do horário de fechamento em Nova York, o dólar caía a 109,59 ienes. Já o euro se fortalecia a US$ 1,1136 e a libra recuava a US$ 1,2615.

Hoje, também, houve a divulgação da segunda leitura do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos, cujo avanço foi revisado de 3,2% para 3,1%, em termos anualizados, mas ainda assim além do previsto, gerando algum alívio em relação à economia americana.

Na Europa, os investidores seguem monitorando as tensões entre o vice-primeiro-ministro Matteo Salvini e a Comissão Europeia, que pode aplicar sanções ao país pelo não cumprimento de metas fiscais. Nesta quinta, a Bloomberg noticiou que Salvini, da Liga, ameaça encerrar a própria coalizão do governo caso não receba apoio em seus planos tributários, contestados pela União Europeia.

Além disso, o cenário global ainda é de cautela mediante a falta de novidades em relação à guerra comercial sino-americana.

Tópicos

moedas