Famosa por suas montanhas e pelo vin jaune, um tipo específico de vinho branco similar ao xerez, a região de Jura, na França, também é conhecida por sua contribuição para o mundo da moda. Foi lá que nasceu, há exatos 200 anos, o homem que faria de seu nome uma grife: Louis Vuitton. Para celebrar o bicentenário de seu fundador, a maison que emprestou suas iniciais ao conglomerado LVMH convidou 200 artistas, entre músicos, designers, arquitetos e até paisagistas, para desenhar interpretações do clássico baú de viagens que deu origem a um império da moda. Os primeiros modelos foram apresentados na quarta-feira (4) e deram início a uma série de comemorações que vão se estender ao logo de 2021.

O rapper Drake, o estilista Marc Jacobs, a astróloga Susan Miller, os cantores do grupo sul-coreano BTS, o paisagista nova-iorquino Mr. Flower Fantastic e a artista visual Qualeasha Wood estão entre os nomes que receberam baús com dimensões convencionais e total liberdade para fazer intervenções. Eventualmente, as peças serão catalogadas em um livro, expostas e leiloadas. O lance inicial para cada um será US$ 11,8 mil e o dinheiro arrecadado será doado.

A trajetória de Vuitton, que aos 13 anos iniciou uma viagem a pé até Paris, onde se tornaria uma lenda de estilo, também é o tema de um game desenvolvido para smartphones. Voltado para o público jovem, o jogo permitirá coletar 30 NFTs, os tokens que se tornaram moeda corrente no mundo das artes. Em outubro, o romance fictício Louis Vuitton, L’Audacieux, da francesa Caroline Brognard, será lançado na França. A tradução para o inglês sai no mês seguinte. Em dezembro será a vez do documentário Looking for Louis, produção da Apple TV. Uma obra exclusiva do artista plástico americano Alex Katz e uma edição limitada da champagne Veuve Clicquot também estão previstos para os próximos meses.

MUMBAI E ALEXANDRIA As comemorações querem popularizar a história do fundador, ainda pouco conhecida fora do mundo da moda. Antes de lançar a grife Louis Vuitton, em 1854, ele trabalhou como aprendiz de Monsieur Maréchal, reconhecido fabricante de baús de viagem para clientes da alta sociedade. Vuitton foi muito além do mestre ao desenvolver modelos com o topo achatado que se diferenciavam das tampas curvas usadas até a metade do século 19. Para aprimorar o design, empregou materiais como o alumínio. O famoso monograma da marca, usado até hoje, foi desenhado por Georges, filho de Louis. Foi ele quem tornou os produtos disponíveis no mercado internacional, inaugurando lojas em Nova York, Buenos Aires, Mumbai e Alexandria.

Em 2021, a marca completa 167 anos — e um dos segredos de sua longevidade é saber combinar tradição e modernidade. “Esse paradoxo é a tônica do luxo”, afirmou o especialista Amnon Armoni, professor de Administração da Faap. “No mesmo dia eles mostram os baús, uma coisa super tradicional, e lançam um game. É uma marca muito vibrante”, disse. Se essa ousadia foi decisiva para a grife ocupar uma posição dominante no mercado de luxo, foi também o que pesou para colocá-la à frente do conglomerado LVMH, criado em 1987 a partir da fusão com os fabricantes de bebidas Moët et Chandon e Hennessy.

Sob a liderança de Yves Carcelle (1948-2014), que ocupou o cargo de CEO entre 1990 e 2012, a grife expandiu sua atuação em mercados emergentes e consolidou a visão global de Bernard Arnault, controlador da LVMH. “Carcelle é um dos executivos capazes de enxergar o abstrato. Ele desenhou um futuro e uma perspectiva de inteligência para a grife”, afirmou o consultor Carlos Ferreirinha, especialista em mercado de luxo. “Ele capitaneou a Louis Vuitton para esse princípio transformacional dos últimos trinta e poucos anos.”

REINVENÇÃO A campanha estrelada por David Bowie, o diretor criativo da linha masculina Virgil Abloh e o CEO da LVMH, Bernard Arnault: equilibrando tradição e inovação, a Louis Vuitton ocupa hoje lugar de destaque no mercado de luxo. (Crédito:Joel Saget)

Em 2012, Carcelle entregou o cargo por questões de saúde. As vendas haviam caído desde a crise global de 2008. Mas a grife retomou o crescimento sob o comando do atual presidente, Michael Burke. Segundo a Forbes, a Louis Vuitton vale US$ 47,2 bilhões. No primeiro semestre desde ano, a LVMH faturou US$ 33,93 bilhões, e a divisão de couro e moda é a mais lucrativa.

Por trás desses números está, em grande parte, um atributo aspiracional. A marca se tornou objeto de desejo em todo o mundo ao equilibrar a estética clássica que a tornou conhecida e o contínuo lançamento de tendências. Para isso, atraiu grandes diretores criativos. O estilista Marc Jacobs, contratado em 1997, era conhecido por seus trabalhos inspirados na estética grunge quando chegou para revitalizar a imagem da grife. Lançou coleções prêt-à-porter e colaborou com artistas contemporâneos como o japonês Takashi Murakami. Nasciam ali as bolsas com grafites sobre o monograma clássico. “A Louis Vuitton tem uma capacidade de manter todos os pilares da marca muito bem definidos. E dá liberdade para o diretor criativo trazer inovação sem perder o DNA da grife”, disse Katherine Sresnewsky, coordenadora da pós-graduação de luxo na ESPM.

MARKETING Mais recentemente, em 2018, o americano Virgil Abloh, fundador da Off-White, assumiu a direção criativa da linha masculina. Tornou-se o primeiro afro-americano a ocupar a posição em uma grife de luxo francesa e levou às coleções um olhar influenciado pelo streetwear. As campanhas publicitárias também fugiram do óbvio. O cantor David Bowie e o político Mikhail Gorbachev foram fotografados para a grife, bem como atrizes e cantoras como Angelina Jolie e Jennifer Lopez. Para elas, é uma honra fazer parte dessa história.

200 ANOS DE HISTÓRIA

Divulgação

1821: Nascimento de Louis Vuitton em Jura, na França
1854: Criação da marca Louis Vuitton
1913: Abertura da loja na Champs-Elysées
1987: Surgimento do conglomerado LVMH a partir da fusão da Louis Vuitton com as fabricantes de bebidas Moët et Chandon e Hennessy

Divulgação

1997: O estilista Marc Jacobs assume como diretor criativo
2018: Virgil Abloh, fundador da Off-White, assume como diretor da linha de roupas masculina