Dois em cada três consumidores desistem de compra online por experiência ruim

Dois em cada três consumidores desistem de compra online por experiência ruim (Crédito: Pixabay )
Em 2021, 62% dos consumidores desistiram de uma compra pela web ou aplicativo em razão de uma experiência ruim durante o processo de aquisição de um serviço ou produto. Ou seja, em média, a cada três pessoas que decidem comprar algo, duas desistem por uma experiência negativa. O principal motivo apontado pelos ouvidos pela pesquisa é o valor alto do frete, seguido dos preços elevados e a falta de credibilidade da empresa.
Os dados, adiantados ao Estadão/Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, são do anuário da CX Trends 2022, realizado pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, uma pesquisa que informa tendências de “experiência do consumidor” (CX, na sigla em inglês). Outros pontos de atenção são a quantidade de etapas que os clientes precisam percorrer em um site ou aplicativo para concluir a compra, a quantidade de informações pessoais exigidas e a necessidade de realizar um cadastro no site para a conclusão da compra.
A pesquisa mostra que 66% dos participantes realizaram pagamentos por Pix. “Notamos que os consumidores priorizam meios que entregam algum tipo de facilidade. O Pix, por exemplo, foi disponibilizado para o público em novembro de 2020 e já conquistou seu espaço. Além disso, 63% das pessoas afirmaram que pretendem continuar utilizando a forma de pagamento em 2022. Uma inovação que oferece simplicidade e agilidade de forma gratuita tinha tudo para dar certo”, afirma Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk.
+ Perdas com mercado ilegal no Brasil sobem 4,4% e chegam a R$ 300 bi em 2021
Para o relatório, mais de dois mil consumidores foram entrevistados a fim de acelerar o conhecimento sobre a experiência do cliente e oferecer insights para que as empresas possam crescer cada vez mais, de maneira saudável e relevante para o mercado, segundo a Octadesk.
Veja também
Tópicos
aplicativo aquisição de um serviço cadastro cadastro no site CEO da Octadesk cliente compra compra online compra pela web comprar concluir a compra conclusão da compra consumidor consumidores credibilidade da empresa CX Trends 2022 experiência experiência do cliente experiência do consumidor experiência negativa experiência ruim falta de credibilidade da empresa forma de pagamento frete informações pessoais insights mercado notícias em tempo real Octadesk Opinion Box pagamento PIX preços elevados produto quantidade de etapas Rodrigo Ricco serviço site Tendências valor alto do frete